Projeto

Parceria musical reavivada no palco

Gerude e Ronald Pinheiro encampam o projeto “Estação da Música” e as duas primeiras apresentações são em Raposa e Panaquatira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Gerude e Ronald Pinheiro iniciam projeto neste fim de semana
Gerude e Ronald Pinheiro iniciam projeto neste fim de semana (Gerude e Ronald Pinheiro)

Uma parceria musical afinada há mais de 30 anos e com um sotaque bem maranhense. Ronald Pinheiro e Gerude se conhecem há muito tempo e desta amizade nasceu alguns sucessos do cancioneiro do Maranhão a exemplo da música “Balão de São João”, primeira assinada pelos dois artistas que têm agora um novo desafio, o projeto “Estação da Música”. O projeto estreia este fim de semana em Raposa e Panaquatira (São José de Ribamar).

A primeira apresentação será neste sábado, 24, na Praça do Pescador (Viva Raposa), a partir das 18h. A abertura será com o Trio Neon, da Raposa e, antes da dupla subir ao palco, as novas gerações vão mostrar seu talento. É que se apresentam João Gerude, filho de Gerude, com um repertório autoral, e o guitarrista e cantor Eduardo Pinheiro, filho de Ronald Pinheiro que fará clássicos do rock internacional. Domingo, a dupla repete a dobradinha na Associação do Boi de Panaquatira (São José de Ribamar).

“Nosso objetivo é levar cultura, música e entretenimento para os municípios da Região Metropolitana de São Luís, especialmente em lugares que quase nunca são contemplados com estas iniciativas”, diz Gerude.

Ao todo, serão 12 apresentações gratuitas em praças de toda a região metropolitana . Além das apresentações, cada bairro participante do evento receberá uma oficina-show. Na ocasião, serão distribuídas cartilhas ilustradas contendo músicas cifradas dos compositores, dicas e macetes de composição musical. “E não serão apenas shows, mas também uma troca, já que antes das apresentações faremos workshop sobre composição com os interessados, mostrando nosso jeito de compor e de tocar em um bate-papo com a rapaziada”, observa Ronald Pinheiro.

Os artistas Gerude e Ronald Pinheiro são parceiros de muitos anos, ambos com uma trajetória musical intensa. “Esse novo trabalho vem contribuir para a disseminação da música produzida no Maranhão em importantes espaços do Estado, mostrando, assim, a nossa diversidade musical”, aponta Gerude.

Entre as músicas escolhidas para figurar no repertório estão composições de dois CDs dos artistas - “25 anos”, de Gerude, e “Mameluco Barroco”, de Ronald Pinheiro. “Jamaica São Luís”, “Tempo de Guarnicê”, “Mimoso”, “Xote pro Lua”, “Lajeiro”, “Pungar”, “Tocaia”, entre outras serão apresentadas. Para garantir a dinâmica do show, os artistas permanecerão os dois no palco, interagindo sempre.

Para acompanhá-los, os músicos Jesiel Bives (teclados), Edinho Bastos (guitarra), João Paulo (baixo), Fofo (bateria), Jeca (percussão), Hugo (trompete), Daniel (sax) e Daniel (trombone).

Carreiras

O cantor e compositor Gerude iniciou sua carreira muito cedo, fazendo apresentações ainda na década de 1980. O artista tem músicas gravadas por João Nogueira, Amelinha, Betto Pereira, Papete, Ronald Pinheiro, Cláudio Pinheiro, Alcione, Jair Rodrigues, Timbalada, Margareth Menezes, entre outros.

Já o instrumentista, cantor e compositor Ronald Pinheiro estudou na Escola de Música do Estado do Maranhão. Como músico profissional tocou com famosos artistas da música brasileira. Tem músicas gravadas por Alcione, Papete, Elza Maria, Amelinha, Betto Pereira, Sergio Habibe, César Nascimento, Gerude, Erasmo Dibel, Alê Muniz, Grupo Fuzarca, entre outros.

Shows

O projeto Estação da Música levará shows - além de Raposa e Panaquatira - para bairros como Cidade Operária, Maiobão, Vila Embratel, Anjo da Guarda, sede dos municípios de São José de Ribamar, São José dos Índios, Maracanã, Parquinho da Litorânea, Praça Nauro Machado e Espigão Costeiro. Todas as edições serão gratuitas e abertas ao público.

O Estação da Música é uma realização da VB Produções, com patrocínio da Cemar e do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. E acontece todos os fins de semana até 6 de novembro.

Serviço

O quê

Projeto Estação Musical com Gerude e Ronald Pinheiro

Quando

Sábado (24) e domingo (25) e todos os fins de semana até o dia 6 de novembro

Onde

Raposa (24) e Panaquatira (25)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.