Eleições 2016

Candidatos entram na fase final da campanha em busca de Consolidação

Edivaldo Júnior trabalha para vencer em primeiro turno, enquanto Wellington e Eliziane Gama reforçam posições para chegar ao segundo turno

Marco Aurélio D''Eça - Editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Edivaldo em carreata
Edivaldo em carreata

Os três principais candidatos traçam as mesmas estratégias, mas com objetivos distintos nesta reta final de campanha. Enquanto o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) trabalha para consolidar uma vitória em primeiro turno, Wellington do Curso (PP) e Eliziane Gama (PPS) tentam garantir uma segunda roda de votações. E todos seguem nas ruas, com caminhadas, carreatas e contato direto com o eleitor.

Edivaldo Júnior tem 41% dos votos válidos, o que o deixa a nove pontos de decidir a disputa no primeiro turno. Para tentar consolidar este resultado, ele intensifica o contato com o eleitor e aposta nas carreatas.

Wellington nas feiras
Wellington nas feiras

Os aliados do prefeito sabem das dificuldades de enfrentar um dos dois principais adversários em segundo turno, por isso tenta forçar o ritmo para vencer em primeiro turno. Os números das pesquisas mostram um empate técnico entre ele e Wellington em segundo turno, ora com o pedetista na frente, ora com o candidato do PP.

A cerca de 10 pontos do primeiro colocado, mas em curva ascendente, Wellington também tem feito carreatas para gerar volume de campanha. No domingo, ele realizou a “Carreata da Virada” apostando suas forças em ultrapassar o prefeito ainda neste primeiro turno.

Eliziane passeia com ciclistas
Eliziane passeia com ciclistas

Ainda com esperanças de chegar ao segundo turno, a candidata do PPS, Eliziane Gama, tem centrado suas forças no contato com lideranças de vários segmentos sociais, com os quais compartilha projetos e apresenta seu programa de governo. No final de semana, ela se reuniu com desportistas e membros do setor cultural.

Eliziane atuou na semana que passou para estancar a perda de votos. E vai centrar fogo nesta reta final com o objetivo de reconquistar o eleitor perdido nas últimas semanas. Com apresentação d e propostas, e fora do embate entre os dois principais adversários, ela espera recuperar-se a tempo de ir para um segundo turno.

Eduardo Braide recebe apoio durante caminhada na Vila Nova

O candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PMN), realizou, na tarde deste sábado (17), uma grande caminhada pelo bairro da Vila Nova, área Itaqui-Bacanga. Acompanhado de sua esposa, Graziela Braide, de candidatos a vereador e militantes, Eduardo Braide percorreu a principal avenida do bairro, cumprimentando e recebendo o apoio de moradores e comerciantes.

"A gente não pode mais errar. Eu votei no atual prefeito e não nego, mas ele não fez nada. São Luís precisa de um prefeito que seja experiente e saiba como fazer. Eduardo Braide é assim. Vou votar nele por isso", disse a dona de casa, Mirtes Souza.

Durante toda a caminhada, Eduardo Braide foi reconhecido e parabenizado pelo trabalho na Assembleia Legislativa. “Na minha família, todos nós votamos nele!", declarou a doméstica Mirtes de Jesus Silva.

"Esse ônibus será uma bênção. Eu mesma estou há um ano esperando para marcar uma consulta e não consigo. Não tenho como dormir na fila e não vou comprar senha", explicou a técnica de enfermagem aposentada, Maria Antelmira Freitas.

Ao encerrar a caminhada, Eduardo Braide voltou a reafirmar o seu compromisso para a cidade. " Não fiz promessas. Tenho 33 compromissos! Estamos na reta final e eu posso garantir que não fiz nenhum acordo político justamente para que tenhamos autonomia para mudar a atual situação. A melhor pesquisa é a da rua. Os abraços, as conversas, a confiança de que é possível fazer uma administração eficiente em São Luís”, afirmou o candidato.

Mais

Eduardo Braide defende as parcerias com os hospitais e entidades e aponta projetos que deram certo em outras cidades, como é o caso do "Programa Ônibus da Saúde", que consiste em levar um ônibus para os bairros, onde a população possa fazer consultas, desafogando dessa maneira a Central de Marcação de Consultas (CEMARC).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.