Paralimpíadas

Brasil bate Holanda no futebol de 7 por 3x1

Com a vitória assistida por Cafu, Seleção Brasileira conquista a sua 3ª medalha paralímpica na modalidade; equipe não subia ao pódio há 12 anos

Por Flávio Dilascio/Rio de Janeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Jogadores brasileiros festejam o primeiro gol sobre a Holanda na conquista da medalha de bronze/André Durão
Jogadores brasileiros festejam o primeiro gol sobre a Holanda na conquista da medalha de bronze/André Durão (Futebol de 7)

RIO DE JANEIRO

Depois de 12 anos, o Brasil, enfim, voltou a ser medalhista paralímpico no futebol de 7. Derrotada nas disputas pelo bronze em Pequim 2008 e Londres 2012, a Seleção Canarinho bateu a Holanda por 3 x 1 - três gols de Leandrinho, com Schuitert descontando -, sexta-feira, em Deodoro, e ficou com o terceiro lugar da Rio 2016.
O bronze tem um sabor especial para os brasileiros, uma vez que a modalidade está de saída do programa dos Jogos Paralímpicos, a partir de Tóquio 2020. A partida contou com um espectador ilustre, o ex-lateral Cafu, campeão mundial com a seleção brasileira em 1994 e 2002.

O jogo
A partida mal começou, e o Brasil já abriu o placar. Após dominar bola na entrada da área, Leandrinho chutou de efeito no canto e fez 1 x 0 para os brasileiros. Final de primeiro tempo.
O segundo tempo começou com o mesmo panorama do fim do primeiro. Aos 15, o técnico Paulo Cabral lançou o ex-melhor do mundo Wanderson na equipe brasileira. Logo em sua primeira jogada, o camisa 10 rabiscou a marcação e bateu rente ao poste. De tanto insistir, o Brasil chegou ao seu segundo gol aos 18. O autor foi Leandrinho.
A Holanda não desistiu e foi buscar o gol de honra aos 25, com Schuitert, de cabeça. Só que, pouco depois da saída, Leandrinho tratou de fazer o terceiro e liquidar a fatura. A partir de então, coube ao Brasil apenas administrar o resultado e garantir a medalha de bronze. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.