Assembleia Legislativa

Deputado repõe a verdade sobre os números do IDEB

Adriano Sarney mostrou dados que apontam que melhora nos índices da educação é resultado de investimentos feitos no governo anterior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

O deputado estadual Adriano Sarney (PV), em discurso na Assembleia Legislativa rebateu afirmações da bancada governista, que insiste em creditar para o governo Flávio Dino (PCdoB) os bons resultados do ensino público estadual, referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no dia 8 deste mês. Adriano ressaltou que o bom desempenho foi fruto de investimentos feitos no setor em 2013 e 2014, portanto pelo governo Roseana Sarney.

No início da semana, três deputados da base governista, Marco Aurélio (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Rogério Cafeteira (PSB), ocuparam a tribuna para enaltecer o Governo do Estado pela melhora do Maranhão nos índices do IDEB 2015. Na ocasião, inclusive, foram interpelados pelo deputado da oposição.

Adriano Sarney voltou ao assunto na quarta-feira, 14. “O IDEB 2015 não é nada mais nada menos do que a média dos anos de 2013 e 2014. Então, se existe alguém que tem que ser elogiado pelo avanço do IDEB é a governadora Roseana Sarney, o governo passado”, pontuou o parlamentar.

O deputado explicou também que o IDEB é aferido a partir de dois fatores, sendo o primeiro o rendimento do aluno em Português e Matemática. O segundo fator é o indicador de fluxos, que mostra quantos estudantes estavam aptos a seguir para o próximo ano letivo.

“O IDEB é feito para manter os estudantes na escola. Ele é a avaliação de desempenho acadêmico do estudante e o rendimento escolar. Ele não tem nada a ver com construção de novas escolas. Ele não tem nada a ver com o programa Escola Digna. Ele não tem nada a ver com reforma de escola. Ele tem a ver com o rendimento escolar e ele diz respeito aos anos de gestão da governadora Roseana Sarney”, ressaltou o deputado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.