Em homenagem ao santo

Tradicional lavagem da Igreja Matriz é realizada em Ribamar

Evento marca início do festejo do santo padroeiro do Maranhão; centenas de pessoas devem participar do acontecimento religioso que se encerra no dia 18; a Grande Romaria Caminho de São José acontece no sábado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Começa amanhã o tradicional Festejo de São José de Ribamar, com o tema “São José de Ribamar, Santuário da Divina Misericórdia”. Para receber milhares de romeiros que devem participar da programação do evento religioso, fiéis que residem na cidade balneária e de outras localidades da Ilha fizeram ontem a lavagem da Igreja Matriz. Amanhã, às 5h acontece a alvorada seguida de missa solene marcando a abertura oficial do festejo, que será encerrado dia 18 com a grande procissão pelas ruas da cidade.

A tradicional lavagem da Igreja Matriz é um ato para as celebrações do novenário oferecido a São José de Ribamar. Depois de receberem a benção dos padres do santuário, os fiéis limparam o altar, varreram o chão e as calçadas da igreja. Em seguida, dois carros pipa jogaram água na nave do santuário que foi lavada com cuidado pelos fieis. A tradição de lavar o santuário teve início em 2001, ano em que parte da estrutura desabou.

Entre eles estava Luiza Lobato, moradora do João Paulo, bairro de São Luís, que há 51 anos é devota do padroeiro e há três anos participa da lavagem. “Vim este ano agradecer a recuperação do meu filho. Ele fez uma cirurgia de ponte de safena e está se recuperando muito bem. Os médicos estão impressionados. Ele deveria passar oito dias na UTI, mas ficou só três está ótimo”, afirmou.

Luiza Lobato é devota de São José de Ribamar desde os 16 anos e garante que o santo lhe concedeu muitas graças. “O primeiro milagre que São José fez na minha vida foi meu casamento. Eu tinha 16 anos. Teve uma vez também que a serra elétrica foi no braço de um amigo meu. São José foi tão milagroso que no festejo esse meu amigo quem trouxe a gente de carro e ele veio dirigindo. Teve uma ferida na perna da minha neta que nunca fechava. Teve o parto do meu neto que ele e minha filha quase morrem. Ele sempre me atende”, diz.

De acordo com padre Gutemberg Feitosa, esse é um momento de celebrar a fé e a devoção a São José de Ribamar. “São José de Ribamar tem um significado muito forte para o povo do Maranhão, que o considera padroeiro. Mas durante o festejo não apenas maranhenses de todos os cantos vem ao santuário, mas pessoas de diversas partes do país Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília. Esse é um grande momento de celebração”, afirmou.

Festejo
O festejo de São José de Ribamar acontece de 9 a 18 deste mês. A abertura acontece às 5h de amanhã, com uma alvorada na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no Moropóia, seguida de missa na Concha Acústica. No dia 18, quando será encerrado o festejo, acontecerá a tradicional procissão que toma conta das ruas da cidade, seguida de novena e missa na Concha Acústica. A despedida de todos os romeiros que irão para São José de Ribamar participarem das celebrações acontece dia 19 com missa no santuário.

A programação inclui ainda a Romaria das Crianças, uma visita do Santuário de São Raimundo dos Mulundus e as romarias Marítima e da Juventude, novenários, missas, batizados, bênçãos e louvores.
Segundo o padre Gutemberg Feitosa, 2016 foi proclamado, pelo papa Francisco, o Ano Santo Jubileu da Misericórdia. “Baseados nisto que foram escolhidos o tema e o lema do festejo deste ano. O nosso santuário foi proclamado Porta Santa da Misericórdia pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário, por isso, o novenário e todas as romarias constituem-se em momentos favoráveis para adquirir a indulgência plenária, ou seja, o perdão de todos os pecados”, afirma. O lema do festejo 2016 é “Sede misericordiosos, como vosso Pai. (Cf. Lc 6,36)”.

Programação do Festejo de São José de Ribamar

Alvorada
Dia 9, às 5h, Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus (Moropóia)

Grande Romaria Caminho de São José
Dia 10, às 19h, saída da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab

Romaria das Crianças
Dia 11, às 15h, saída da Igreja São Benedito

Romaria Marítima
Dia 17, às 7h, saída do santuário

Romaria da Juventude
Dia 17, às 17h, Igreja São Benedito

Encerramento do festejo
Dia 18, às 16h, procissão pelas ruas de São José de Ribamar com saída do santuário

SAIBA MAIS

A criação da Paróquia de São José de Ribamar

Em 29 de abril de 1942, Dom Carlos Carmello de Vasconcellos Motta, então arcebispo de São Luís, elevou o curato (aldeia, povoado) de São José de Ribamar à categoria de Paróquia amovível com o mesmo orago (santo padroeiro) e a mesma Matriz.

A criação do Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar

Em 9 de setembro de 2011, por ocasião da abertura do Festejo de São José de Ribamar, Dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís, criou o Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar. Na Ilha de São Luís, existem apenas dois santuários arquidiocesanos, o segundo é o de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Monte Castelo, na capital. Na igreja Católica, é considerado um santuário a igreja frequentada por fiéis vindos de diversas regiões atraídos por algo que existe especificamente naquele templo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.