Cinema

Lendas no cinema

Filme “O Touro”, da cineasta Larissa Figueiredo, estreia hoje, às 18h, no Cine Lume; longa-metragem, que aborda a lenda do Rei Dom Sebastião, já estreou também em salas internacionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Filme O Touro está em cartaz no Cine Lume
Filme O Touro está em cartaz no Cine Lume (Filme O Touro)

SÃO LUÍS - Os mistérios e crenças de uma das regiões mais exóticas e fascinantes do Brasil ganharam uma versão cinematográfica, com o filme “O Touro”, de autoria de Larissa Figueiredo e atuação da atriz portuguesa Joana de Verona. O longa-metragem, finalizado em 2015, estreia hoje, às 19h, no Cine Lume (Renascença II). O filme, com 78 minutos de duração, será exibido paralelamente em Curitiba (PR), Palmas (TO) e São Paulo (SP), após circular em mais de 30 festivais e eventos nacionais e internacionais, como o 44º Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, a Competição Internacional do Filmadrid e a 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

A estreia em Curitiba acontecerá no Cine Espaço Itaú. Em Palmas, “O Touro” será veiculado no Cine Cultura, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Em São Paulo, a exibição será no Cine Belas Artes. No sábado, dia 10, o longa-metragem será exibido para a comunidade de Lençóis, in loco. De acordo com Larissa Figueiredo, o filme já foi exibido também no Peru e no Chile. O jornal Folha de São Paulo o classificou como “imperdível”. “Minha ideia era resgatar as minhas origens, pois minha mãe é maranhense e o meu pai é português. E a lenda tem tudo a ver com o Brasil e Portugal. Convidamos mais de 30 crianças para participar das gravações, bem adultos da região de Lençóis. Depois do circuito de cinema, o filme será exibido na televisão, a partir do Canal Brasil”, disse a cineasta.

História –

O filme se passa na Ilha de Lençóis, localizada no Arquipélago de Maiaú e a aproximadamente 150 km de São Luís. A narrativa, que se configura como um documentário fantástico, gira em torno da visita da atriz portuguesa Joana, que visita a ilha querendo saber mais sobre a lenda do touro encantado e sua relação com Dom Sebastião. Segundo a lenda, quando o rei português D. Sebastião perdeu a Batalha de Alcácer Quibir, seu corpo foi engolido pelas areias do Marrocos e desapareceu. Seu espírito, no entanto, organizou um exército que passou a explorar novas terras até chegar ao Brasil e fundar um reino encantado na ilha maranhense.

Joana de Verona é uma premiada atriz portuguesa que trabalhou com diretores como Marco Martins, Raúl Ruiz, João Botelho, João Salaviza, Valeria Sarmiento, Carlos Conceição e Denis Côté, entre outros. Ela é conhecida principalmente por “Como Desenhar um Círculo Perfeito” (2009), “Mistérios de Lisboa” (2010), “Linhas de Wellington” (2012), “Rafa” (2012) (Urso de Ouro em Berlim por Melhor Curta-Metragem). Em 2015, estrelou o novo filme de Miguel Gomes, “As Mil e Uma Noites”.

Brasiliense filha de maranhense, a cineasta Larissa Figueiredo possui forte identificação com a cultura popular do Estado e sempre teve o desejo de exprimir esse encantamento em seus filmes. Já havia realizado em 2014 o curta-metragem “O Rei”, sobre o desaparecimento de D. Sebastião no Marrocos e a revelação do seu paradeiro, na longínqua Ilha de Lençois. Larissa Figueiredo nasceu em Brasília. Estudou Letras na UnB; fez mestrado em Teoria do Cinema na Université Lumière Lyon 2, na França, e Artes Visuais/Cinema na Haute École d'art et design de Genève, na Suíça, onde teve aula com artistas como Miguel Gomes, Albert Serra e Apichatpong Weerasethakul. O Touro é seu primeiro longa-metragem. Ele recebeu o Prêmio Visions Sud Est para finalização e foi apresentado como work-in-progress na Carte Blanche do 67o Festival Internacional de Cinema de Locarno.

O filme é assinado pela produtora Tu i Tam Filmes, baseada em Curitiba e dirigida pelo realizador, Rafael Urban. Seus filmes já foram exibidos em festivais como o de Rotterdam, FIDMarseille, IndieLisboa, Bafici e Cinéma du Réel. “Ovos de dinossauro na sala de estar” foi premiado como Melhor Curta Metragem no 66o Edinburgh IFF (2012). “O Touro” é o primeiro longa-metragem da Tu i Tam Filmes.

Serviço

O quê

Exibição do filme “O Touro”

Quando

Hoje, às 18h

Onde

Cine Lume (Renascença II)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.