Unidade de Pronto Atendimento

Menina de 3 anos morre após receber medicação em UPA

Fernando Augusto dá versão sobre morte da filha; em nota, Secretaria de Estado da Saúde esclarece quadro de saúde da paciente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45

Márcia Veronnyca Damas Sousa, de 3 anos, morreu ontem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória, segundo a família, após ter tomado uma medicação denominada Tramal, nessa unidade de saúde. A família alegou que a criança estava sentindo dores na barriga e era portadora de anemia falciforme. Uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue.

O pai da vítima, identificado como Fernando Augusto Sousa, idade não revelada, registrou esse caso na tarde de ontem no 20º Distrito Policial, no Parque Vitória. Ele informou que a sua esposa,Juliene Silva, de 22 anos, levou a sua filha para a UPA no começo da tarde da última segunda-feira,5, porque a menina sentia fortes dores na barriga.

A criança somente foi medicada no começo da noite e devido à gravidade do problema ficou internada. Fernando Augusto disse que na manhã de ontem as dores aumentaram e um dos médicos da Unidade de Pronto Atendimento requisitou o medicamento Tramal à paciente. “ Ao terminar de tomar essa medicação, a criança ficou roxa e com os membros do corpo enrijecidos. Os funcionários do hospital ao observarem essa situação levaram a menina para ala vermelha e, em seguida, disseram que a minha filha estava morta”, disse o pai da menor.

Segundo Fernando Augusto, a direção da UPA não informou a causa da morte da sua filha e apenas entregou um encaminhamento para que o corpo fosse levado para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser periciado. O velório e o sepultamento da criança está previsto para ocorrer hoje no cemitério da cidade de Presidente Vargas.

Nota da SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a criança chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória, nesta segunda-feira (5), apresentando quadro de pneumonia, dor abdominal e prisão de ventre. A mãe da paciente comunicou ainda, que a criança já havia sido diagnosticada portadora de anemia falciforme, mas não fazia tratamento para o agravo. A criança passou por exames, foi medicada e mantida em observação na ala infantil até a manhã desta terça-feira,6. Por volta das 10h, a criança teve parada cardíaca e passou por 1h37 minutos de reanimação cardíaca, feita pela equipe médica da UPA. A paciente não resistiu e veio a óbito. O laudo aponta volvo intestinal e anemia falciforme como causas da morte da garota.

Fique sabendo

Tramal é indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave, do tipo aguda, subaguda e crônica. Uso oral e injetável e sendo um medicamento à base de tramadol, uma substância opioide, com efeito analgésico considerável, utilizada para aliviar a dor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.