Banco explodido

Polícia caça bando que explodiu BB em Caxias

Quadrilheiros usaram dinamite para destruir os caixas eletrônicos, que tinham sido abastecidos por conta do pagamento do funcionalismo público

Adriano Martins

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Agência do Banco do Brasil no bairro Cangalheiro,na cidade de Caxias, que foi destruída pela força da explosão
Agência do Banco do Brasil no bairro Cangalheiro,na cidade de Caxias, que foi destruída pela força da explosão (Polícia caça bando que explodiu BB em Caxias )

A polícia continua mobilizada para localizar a quadrilha que explodiu, na madrugada de ontem, a agência do Banco do Brasil, na cidade de Caxias, a 360 km de São Luís. Esta foi a 37ª agência bancária explodida este ano no Maranhão. A ação começou por volta das 3h50 e teria sido praticada por seis homens armados com fuzis e pistolas. Eles usaram explosivos para destruir os caixas eletrônicos.

Os equipamentos haviam sido abastecidos no dia anterior, por conta do pagamento do funcionalismo público, que começa hoje. Até ontem à tarde, nenhum suspeito tinha sido identificado ou preso. Por volta das 7h20 de ontem, a Polícia Militar encontrou um veículo, modelo Fit, que teria sido usado pelos acusados. O automóvel estava na garagem de uma casa no bairro Cangalheiro, em Caxias, que teria sido alugada pelos quadrilheiros.
No veículo, os policiais encontraram dinheiro, um contador de cédulas, capuz, roupas e grampos conhecidos como “miguelitos”, muito usados durante assaltos a banco para impedir a ação da polícia.

Segundo informações, um dos bandidos pode ter se queimado no momento da explosão. A polícia acredita que os criminosos teriam fugido pelo rio, que fica logo ao fundo da residência onde o veículo foi encontrado. As câmeras de monitoramento do banco podem auxiliar nas investigações. A Polícia Civil destaca a precariedade na segurança do banco.

Segundo informações do Sindicato dos Bancários do Estado do Maranhão, entre arrombamentos e explosões já foram registradas 37 ocorrências somente este ano, além de nove assaltos e duas saidinhas. A última explosão tinha ocorrido no 15, no município de Barreirinhas.

Nessa ocasião, os bandidos agiram com mais violência, já que atacaram um posto policial, onde estavam quatro policiais militares de plantão, mas que não foram atingidos. Eles fizeram ainda moradores reféns e, na fuga, incendiaram uma caminhonete modelo Hilux, que havia sido usada no assalto.

Dois dias antes, na madrugada de sábado, 13, uma agência do Banco do Brasil em Coelho Neto, (363 km de São Luís), também foi atacada por criminosos. Na sexta-feira, 12, quatro pessoas foram presas em Poção de Pedras, suspeitas de integrar uma quadrilha interestadual especializada em explosão de caixas eletrônicos. l

PEÇA

QUADRO COMPARATIVO DE OCORRÊNCIAS (Fonte Seeb-MA)

TIPO 2014 2015 2016

Assaltos 19 11 09

Arrombamentos 45 61 37

Saidinhas Bancárias 11 12 02

TOTAL 75 84 48

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.