No Aniversário

Sistema Fecomércio inaugura nova sede administrativa em SL

Condomínio de 11 andares, dotado de moderna infraestrutura, está localizado na Avenida dos Holandeses e reúne, além da Federação do Comércio, as administrações do Sesc e do Senac e sindicatos patronais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Com estilo arrojado e moderno, nova sede da Fecomércio está localizada em área privilegiada de São Luís/Divulgação
Com estilo arrojado e moderno, nova sede da Fecomércio está localizada em área privilegiada de São Luís/Divulgação (Fecomércio)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) completa, no dia 26 deste mês, 63 anos de fundação e de intensa atuação na representação do empresariado do comércio maranhense. A data especial será marcada com a inauguração da nova sede administrativa da entidade, o Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac – Edifício Francisco Guimarães e Souza, que irá reunir também as administrações regionais do Sesc e do Senac no mesmo endereço.
A nova sede está localizada em um dos pontos mais privilegiados da capital maranhense, a Avenida dos Holandeses, uma região com grande potencial econômico e que mais cresceu comercialmente nas últimas décadas em São Luís, favorecendo ainda mais o acesso dos empresários ao local.
O prédio conta com 11 andares, distribuídos entre as três instituições que compõem o Sistema Fecomércio no Maranhão, e vai oferecer uma moderna infraestrutura para atender os empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Maranhão.
“O nosso objetivo principal é entregar para a sociedade maranhense, especialmente para a classe empresarial, um importante espaço para a discussão de ideias e projetos que venham fortalecer o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado. Afinal de contas, essa é a missão fundamental do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac”, destaca o presidente em exercício, Marcelino Ramos Araújo.
Toda a estrutura do novo Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac foi pensada para possibilitar o melhor atendimento e acessibilidade aos seus usuários. Com quatro elevadores, todos com capacidade para 11 pessoas, assegurando o conforto para pessoas com dificuldades de locomoção. O amplo estacionamento no subsolo, térreo e pavimento garagem garantem comodidade no acesso às dependências do imóvel. Além disso, para o térreo foi planejada uma área exclusiva para eventos institucionais e culturais, como também um Teatro-Cinema com 242 lugares.

Pavimentos
A Federação do Comércio utilizará o 2º, 3º e o 10º pavimentos para abrigar os setores da entidade, como salas para diretoria, sindicatos e setor administrativo. O 10º andar será destinado para a Presidência, setores administrativos e sala de reunião da Diretoria e Conselhos Sesc e Senac, enquanto o 2º andar, exclusivamente para sediar as administrações dos sindicatos patronais filiados à instituição.
O Senac terá sua estrutura administrativa distribuída nos 4º e 5º andares, e do 6º ao 9º andar estará instalada toda a administração do Sesc. A cobertura do prédio será destinada a um terraço-varanda, com possibilidade de realização de grandes eventos, oferecendo ainda aos seus visitantes uma vista privilegiada da movimentada Avenida dos Holandeses e da belíssima Baía de São Marcos.
“Esse é o resultado de uma longa trajetória de trabalho que desempenhamos à frente dessa instituição. Tenho muito orgulho de poder servir ao Maranhão por meio do nosso sistema, pois tenho consciência do alcance social que essas três entidades têm e terão ainda mais com essa nova sede que estamos inaugurando”, comemora o presidente licenciado da Fecomércio, José Arteiro da Silva.

Entidade foi fundada em 1953 por cinco empresários

Fundada em 26 de agosto de 1953 pelos empresários Arnaldo de Jesus Ferreira, Wady Miguel Safady Nazar, João Marinho de Araújo, Marcelino dos Reis Nunes e Alberto Souza Almeida, a Federação do Comércio do Estado do Maranhão (Fecomércio) foi criada com a finalidade de coordenar, proteger, orientar e representar as categorias econômicas compreendidas no plano da Confederação Nacional do Comércio (CNC), bem como defender os princípios da liberdade do comércio, em harmonia com o bem-estar social.
A preocupação principal da entidade desde àquela época sempre foi o incentivo à perfeita união entre a classe empresarial, contribuindo para uma maior aproximação entre empregados e empregadores.
Foi assim que, em 1953, aqueles empresários visionários, representando cinco entidades patronais - Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de São Luís, Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Luís, Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de São Luís, Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Luís e Sindicato de Hotéis e Similares de São Luís - fundaram a instituição e na mesma Assembleia elegeram a primeira diretoria da Fecomércio-MA, sob a presidência do empresário Arnaldo de Jesus Ferreira. A vice-presidência da entidade recém-criada ficou com Wady Miguel Nazar Safady e como diretores Francisco Guimarães e Souza (diretor-secretário) e João Marinho de Araújo (diretor-tesoureiro).
O reconhecimento da nova instituição representativa do empresariado do comércio que surgia no Maranhão foi finalmente concretizada no dia 18 de setembro daquele mesmo ano, quando o Ministério do Trabalho expediu a Carta Sindical.
A diretoria eleita em agosto de 1953 foi presidida pelo empresário Arnaldo de Jesus Ferreira até o dia 16 de janeiro de 1955, quando o dirigente pediu licença do cargo e, então, assumiu o vice-presidente Wady Miguel Nazar Safady, que realizou novas eleições no dia 26 de agosto do mesmo ano. Na ocasião, foi eleito para presidir a entidade o empresário Francisco Guimarães e Souza, que já fazia parte da diretoria anterior. Com o novo presidente, foram empossados também José Almeida Ferreira, como vice-presidente; Hugo Luz, na função de diretor-secretário, e Nilton Felipe Quadros, como diretor-tesoureiro.
O presidente Francisco Guimarães e Souza permaneceu no cargo, por sucessivas reeleições, até 20 de setembro de 1967, quando foi eleito para presidência o empresário Euclides Nunes da Costa e Silva. No entanto, 12 anos depois, no dia 10 de agosto de 1979, Francisco Guimarães e Souza foi eleito mais uma vez para presidir a entidade, cargo que ocupou até a sua morte, em 21 de abril de 1983, tendo assumido o vice-presidente José Arteiro da Silva.

Primeira sede da entidade
No ano da fundação, a Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio) ocupou o primeiro andar do Edifício Palácio do Comércio, antigo Hotel Central, localizado no Centro Histórico de São Luís. O espaço foi cedido pela Associação Comercial do Maranhão.
Em janeiro de 1954, a entidade mudou-se para um prédio à Rua 7 de Setembro, nº 340, e em abril do ano seguinte mudou-se para a Rua Humberto de Campos, nº174, também no Centro de São Luís. Anos depois, a Fecomércio voltou a instalar-se num conjunto de salas alugadas no prédio do Palácio do Comércio, permanecendo como inquilina da Associação Comercial do Maranhão até julho de 1988, quando foi inaugurada a primeira sede própria, de dois pavimentos, localizada à Rua do Outeiro, nº 456.
Já sob a administração do empresário José Arteiro da Silva, a Fecomércio conseguiu firmar-se como uma entidade referência na representação da classe empresarial do estado a partir de 1988. Com uma sede própria e bem estruturada, a entidade ampliou o quadro de funcionários e expandiu os serviços que eram oferecidos para os empresários maranhenses.
Passaram-se pouco mais de 30 anos. Com um trabalho competente e eficiente do empresário José Arteiro da Silva à frente da presidência, a Fecomércio ampliou e consolidou sua atuação no estado. Os empresários maranhenses passaram a reconhecer a instituição como a legítima defensora dos interesses do setor produtivo, e com isso a Federação do Comércio sentiu a necessidade de uma ampliação da sua sede. Agora, com planejamento e muito trabalho, a instituição consagra uma nova fase da sua promissora história inaugurando o Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac – Edifício Francisco Guimarães e Souza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.