ALL

Celebração na Casa de Maria Firmina dos Reis

Academia Ludovicense de Letras completa hoje três anos de fundação; cerimônia será, às 19h no Fórum Desembargador Sarney Costa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Maria Firmina dos Reis é homenageada pela Academia Ludovicense de Letras
Maria Firmina dos Reis é homenageada pela Academia Ludovicense de Letras (Maria Firmina dos Reis)

Conhecida como Casa de Maria Firmina dos Reis, a Academia Ludovicense de Letras (ALL), completa hoje três anos de fundação. O aniversário da instituição (no mesmo dia da Academia Maranhense de Letras), marca o aniversário de 193 anos de Gonçalves Dias. A Sessão Solene Comemorativa será às 19h, no auditório Joaquim Ramos Filgueiras, do Fórum Desembargador Sarney Costa (Avenida Professor Carlos Cunha, Calhau).

A programação será iniciada com a mensagem da presidente da ALL, Dilercy Aragão Adler. A seguir, haverá elogio proferido pelo ocupante da cadeira número 18, Arthur Almada Lima Filho. Ele falará sobre o patrono Coelho Neto, intelectual homenageado este ano pela Academia Ludovicense de Letras.

A noite guarda espaço ainda para apresentações de poesias que serão feitas por alunos da Unidade Integrada Maria Firmina dos Reis das cidades de São Luís e de Guimarães.

Haverá ainda apresentação musical da Camerata Choristica, que se apresentará ao longo da Cerimônia. O grupo, que trabalha no sentido da divulgação da música brasileira, é formado por Renato Pinheiro (violoncelo); Magno Jr. (violão sete cordas); Ana (percussão); Flor Duarte (bandolim e violino); Bruno Serra (percussão); André Santos (flauta).

Edital

Ainda como parte da programação de aniversário será anunciado o edital eleitoral para preenchimento de vagas na ALL. Serão eleitos ocupantes para as cadeiras 22, tendo como patrono Maranhão Sobrinho; 24, Viriato Corrêa; 25, Laura Rosa; 35, Domingos Vieira Filho.

A presidente Dilercy Aragão Adler explica que a eleição será na categoria novos membros efetivos. “O edital estará afixado no Palácio Cristo Rei (Praça Gonçalves Dias, nº 351), e no Convento das Mercês (Rua da Palma, nº. 502 – Desterro), em São Luís. Poderá ser também encontrado no site da Academia (http://www.ivolution.com.br/projetos/all)”, explica Adler.

Casa

A Academia Ludovicense de Letras homenageia a escritora Maria Firmina dos Reis, que nasceu em São Luís, em 11 de outubro de 1825. Negra, era prima do escritor maranhense Sotero dos Reis, por parte da mãe. Em 1830, mudou-se com a família para a vila de São José de Guimarães, no continente, município de Viamão. Viveu parte de sua vida na casa de uma tia materna mais bem situada economicamente. Em 1847, concorreu à cadeira de Instrução Primária nessa localidade e, sendo aprovada, ali mesmo exerceu a profissão, como professora de primeiras letras, de 1847 a 1881.

Enfrentou preconceitos e publicou, em 1859, o romance “Úrsula”, considerado o primeiro romance abolicionista do Brasil e um dos primeiros escritos produzidos por uma mulher brasileira. Em 1887, Maria Firmina escreveu também um conto sobre o mesmo tema, "A Escrava". Em 1871, publicou a coletânea de poesias “Cantos à beira-mar”. Também colaborava com jornais literários.

Em 1880, fundou uma escola gratuita e mista, para meninos e meninas, o que causou escândalo no povoado de Maçaricó, em Guimarães e a escola teve que ser fechada em menos de três anos. l

Serviço

O quê

Aniversário da Academia Ludovicense de Letras (ALL)

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Fórum Desembargador Sarney Costa - Auditório Joaquim Ramos Filgueiras, Avenida Professor Carlos Cunha, s/n - Calhau

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.