AML

Academia Maranhense de Letras celebra 108 anos

Programação será hoje, às 19h, na sede da Casa de Antônio Lobo com exposição, palestras, homenagens e lançamento do livro “A cidade na literatura”, de Ronaldo Costa Fernandes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Livros serão lançados na programação de hoje
Livros serão lançados na programação de hoje (Livros Academia Maranhense de Letras)

Os 108 anos de fundação da Academia Maranhense de Letras (AML) serão celebrados hoje com uma programação que inclui homenagens a intelectuais que ainda não integram a Academia Maranhense de Letras, lançamentos e relançamentos de livros e exposição.

A programação começa a partir das 19h com a abertura solene dos trabalhos, feita pelo presidente da instituição, o imortal Benedito Buzar. Na ocasião, também será apresentado o hino da AML, de autoria da advogada Gracilene Pinto. Exposição, palestras, homenagens e relançamentos livros marcarão a noite. Na ocasião, também será lançado o livro “A cidade na literatura”, do escritor Ronaldo Costa Fernandes.

No plenário da Casa de Antônio Lobo será montada uma exposição permanente com o fardão do jornalista e escritor maranhense Odylo Costa, filho, que também foi membro da Casa. “A família dele veio a São Luís e doou para a Academia o fardão completo que ficará em exposição permanente na casa”, explica o presidente da AML, Benedito Buzar.

Os centenários de nascimento de Franklin de Oliveira, José Pires de Sabóia e José Erasmo Dias serão lembrados em palestras proferidas pelos acadêmicos Benedito Buzar, Ceres Costa Fernandes e José Ewerton. Eles falarão sobre a vida e o legado que os escritores – todos pertencentes aos quadros da AML – deixaram às letras do Maranhão e do Brasil.

A celebração também abrirá espaço para homenagear intelectuais que não pertencem à plêiade da AML, mas que possuem notável relevância cultural no Maranhão. A ideia de homenageá-los resgata uma antiga tradição da Academia Maranhense de Letras. “Estamos resgatando uma iniciativa criada por Luiz Rego, que quando ocupou o cargo de presidente da instituição, homenageou alguns intelectuais que não pertenciam à academia. E tempos depois, muitos deles acabaram por ser eleitos para os quadros da AML Assim, a homenagem é também uma forma de reverenciar a memória de Luiz Rego”, diz o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar.

Alguns dos nomes, escolhidos pela diretoria da Casa de Antônio Lobo, são a poeta Arlete Nogueira da Cruz, o escritor Bento Moreira Lima, Lenitá Sá, Henrique Borralho, Regina Faria, Ribamar Correa, Ricardo Leão, o colunista de O Estado, Pergentino Holanda, a historiadora Maria de Lourdes Lauande Lacroix, entre outros. A homenagem será feita pelo acadêmico Joaquim Itapary, que ocupa a cadeira nº 4 da instituição desde o ano de 1987.

Livros

Membro da Academia Maranhense de Letras, o escritor Ronaldo Costa Fernandes lançará seu livro “A cidade na literatura”. O autor, que ocupa a cadeia 31 da AML, ganhou, entre outros, os prêmios de Revelação de Autor da APCA, o Casa de las Américas e o Guimarães Rosa.

É autor de livros como “Eterno Passageiro” (Ed. Varanda), “O viúvo”, “Manual de Tortura” (Esquina da Palavra) e “A máquina das mãos” (7Letras), que ganhou o Prêmio de Poesia 2010, da Academia Brasileira de Letras, entre outros títulos.

Reedição

Reeditados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, os livros “História do Maranhão e História de São Luís”, do professor Mário Meireles, “A revolução de 1930 no Maranhão”, de Reis Perdigão e “Os novos atenienses”, de Antônio Lobo terão relançamentos na programação que será realizada na noite de hoje.

Já “Poesias reunidas”, de Laura Rosa, organizado pela pesquisadora Diomar Motta, é uma homenagem póstuma à poeta Laura Rosa, primeira mulher a ingressar na AML, fundadora da cadeira número 26 daquela instituição e uma das escritoras mais ativas de sua geração, em termos literários, tendo feitos diversas poesias e contos. Ela ingressou a Academia Maranhense de Letras aos 35 anos de idade. l

Serviço

O quê

Comemoração dos 108 anos da Academia Maranhense de Letras

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Sede da AML, Rua da Paz, 84, Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.