Solidariedade

Lar de José organiza ação beneficente

Bazar teve como objetivo angariar renda para as obras da entidade que funciona como abrigo, escola e centro de assistência comunitária

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Lar de José foi criando em 1953
Lar de José foi criando em 1953 (Bazar Lar de José)

Centenas de itens estiveram à venda ontem, no Bazar Beneficente Lar de José, no bairro Anil. Toda a renda arrecadada foi revertida para as Obras Sociais Lar de José, que mantém um abrigo para meninas em situação de risco, uma escola comunitária para 110 crianças, um Centro espírita e mais três postos de assistência à comunidade. O evento segue durante a semana, com as roupas e demais produtos disponíveis para venda nas dependências do entidade.

De acordo com Egberto Cunha, voluntário e um dos organizadores do bazar, a entidade filantrópica, que já existe há 63 anos, não recebe nenhum tipo de ajuda governamental e por isso mesmo vive somente de doações e campanhas, como o bazar realizado ontem. Ele conta que alimentos e afins são mais fáceis de serem conseguidos, mas na hora de pagar as contas é difícil. Faturas de água, energia e salários de funcionários são o que mais contam na hora dos custos e requerem campanhas constantes para arrecadação de fundos.

Hoje, o abrigo cuida de 13 meninas em situação de risco é que por algum motivo não tinham mais condições de continuar com suas famílias. Essas meninas recebem roupas, alimentação e educação, além de atendimento psicológico e médico. São crianças que possuem as mais diversas histórias, como as três irmãs que viviam em um lixão, e mesmo depois de terem saído de sua condição de vulnerabilidade ainda buscavam alimentos nos lixos da entidade. “Na cabeça delas o lixo era comida. Foi preciso um trabalho muito grande para ajuda-las”, conta Egberto Cunha.

O abrigo está recebendo obras de reforma, devido a um investimento realizado pelo Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).

O Educandário Espírita Domingos Perdigão, que também faz parte da entidade, atende 110 crianças da região com aulas de ensino fundamental. A escola é comunitária, e recebe apenas ajuda de pais que podem contribuir com algum valor. A instituição ainda mantém quatro postos de assistência – Vila Palmeira, São Raimundo, Anil e Rio Grande – que fazem o serviço assistencial nos bairros, além de coleta e doação de alimentos.

Histórico

Em 3 de outubro de 1947, pelas mãos de Antônio Alves Martins, o “Pequenino”, foi fundada a “Juventude Espírita Maranhense”. Mas, preocupado com o amparo a meninas carentes, o Pequenino adquiriu uma grande área onde projetou e construiu sua sede própria, localizada no Anil e transformou a Juventude em uma Associação Espírita com a denominação Lar de José, onde passou a dedicar parte de sua vida às crianças abrigadas, que considerava como suas filhas.

Em 1953, nascia o Lar de José, que em 1973 já abrigava 70 crianças e, diante das dificuldades financeiras para mantê-lo funcionando, Pequenino resolveu transformá-lo em uma Associação, para, com a ajuda dos associados, manter e ampliar o trabalho assistencial. Foram então criados o Centro Espírita Poço de Jacó e a Escola Domingos Perdigão, sendo, o Lar de José, o primeiro orfanato espírita do Maranhão. L

Saiba mais

Como forma de garantir mais arrecadação para a instituição, eles conseguiram uma máquina que produz vassouras a partir de garrafas plásticas. Eles arrecadam as garrafas, na comunidade e através de campanhas, e depois vendem as vassouras por de R$ 10, cada peça. Com vários adicionais: primeiro você ajuda o meio ambiente, depois a entidade e por último ainda tem um produto de alta durabilidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.