Dança

Pulsar e homenagens no palco

Espetáculo “Tão simples assim” marca os 18 anos da Cia. de Dança maranhense e é também uma reverência ao ator e bailarino Guilherme Teles

Carla Melo / Do Alternativo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
A Pulsar celebra aniversário com espetáculo sobre o cotidiano
A Pulsar celebra aniversário com espetáculo sobre o cotidiano (Pulsar)

Para homenagear a quem se ama, nada melhor que fazer o que se gosta. É com este espírito que os bailarinos da Pulsar Cia. de Dança subirão ao palco do Teatro Arthur Azevedo (Centro) hoje e amanhã, às 20h, para homenagear o bailarino e ator Guilherme Teles – que morreu no último dia 28 de julho e que era membro da companhia. Na ocasião, também será celebrado o aniversário de 18 anos de fundação do grupo, por meio do espetáculo “Tão simples assim”.

De acordo com Abelardo Teles, que assina a direção geral do espetáculo, “Tão simples assim” já estava em processo de feitura quando ocorreu a morte prematura de seu irmão, Guilherme Teles. “Ele estava na produção do espetáculo e já estávamos com tudo adiantado. Até pensamos em adiar, mas sei que ele não gostaria que isso ocorresse porque ele acreditava que a arte não pode parar”, diz Abelardo Teles.

O espetáculo, como o nome sugere, fala sobre as coisas simples da vida que foram sendo substituídas com a chegada da tecnologia. Faz um contraponto entre o que era ontem e o quem tem sido o hoje na convivência e cotidiano da diversão infantil, relembrando as brincadeiras de infância. “Falamos sobre a perda da relação presencial, da troca que a tecnologia trouxe com ela. Há um momento, no espetáculo, em que há uma interação com a plateia por meio de uma rede social”, adianta Teles.

Serão nove bailarinos que entre passos e movimentos retratam, além das brincadeiras infantis que ficaram no passado da maioria das crianças, programas de adultos como o cafezinho de fim de tarde ou a roda de amigos para jogar conversa fora, que também foram substituídos pela mediação tecnológica. “São artigos de luxo em uma sociedade onde não se tem mais tempo a perder”, reforça Teles.

A temática do espetáculo dialoga com a trilha sonora que se divide entre a doce e melancólica saudade das coisas que passaram e a alegria ativa de uma memória.

“Tão simples assim” tem direção geral do professor, bailarino e coreógrafo Abelardo Teles e coreografias assinadas por Fernando Saraiva e Joilson Ferraz. No elenco, os bailarinos Carlos Maciel, Calina Marques, Mike Santos, Joilson Ferraz, Fernando Saraiva, Welline Ribeiro, Ana Soeiro, Tássia Tavares e Suzana Melo, todos da Pulsar.

Trajetória

A Pulsar Cia. de Dança começou no ano de 1998, pela inquietação de Abelardo Teles que fez surgir da união de outros bailarinos, amantes da dança e preocupados com o desenvolvimento profissional no Maranhão, fizeram nascer uma companhia de dança contemporânea que tivesse por objetivo divulgar, incentivar essa forma de dança, realizando oficinas e cursos, além da formação de plateia com apresentação de espetáculos e prestação de serviços à comunidade.

Baseado em pesquisas e estudos, os bailarinos diretores e professores da Pulsar foram buscar na linguagem moderna e contemporânea, o meio de mostrar a dança como um importante veículo de comunicação, tendo o corpo como principal instrumento para esse fim, através dos movimentos, passos e bailados.

Ao longo de 18 anos, a Pulsar Cia de Dança, participou como convidada de 14 Festivais, Mostras e Semanas de Dança em São Luís e em outras cidades brasileiras, a exemplo de Recife (PE), Joinville (SC), Santos (SP), São José Rio Preto (SP), Belém (PA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), com premiação em vários eventos.

Com 13 espetáculos montados, a Pulsar teve como primeiro espetáculo “Nave de Fannis” em 1998; seguida de “Coreografias Premiadas” (2000); Pulsar e Balé da Cidade de Teresina (2000); “Encantos” (2001/2004 a 2006); “Verde que Te Quero” (2002); “Toda Poesia” (2003);“Cárcere" (2004 e 2005); “Sete” (sete anos da Cia.Pulsar) (2005); “Badulaque” (2006/ 2007). “Sobre o Pé” (2010); “Expiação” (2011 e 2012); “Quinze” (2013); e “Enfim Só” (2014).

Serviço

O quê

Espetáculo de dança “Tão simples assim”, da Pulsar Cia. de Dança

Quando

Hoje e amanhã, às 20h

Onde

Teatro Arthur Azevedo, Centro

Ingressos

R$ 20,00 (preço único)

Indicação

Livre

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.