CÂMARA

Maia derruba duas decisões de Waldir Maranhão sobre CPIs

Novo presidente da Câmara dos Deputados afirma que não há fato determinado para a investigação e nega acordo firmado com PCdoB

Com informações do Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Novo presidente da Casa manteve decisão de anular criação da CPI da UNE
Novo presidente da Casa manteve decisão de anular criação da CPI da UNE (waldir maranhão rodrigo maia)

BRASÍLIA - O novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quer manter a decisão de Waldir Maranhão (PP-MA) de anular a criação da CPI da UNE. O deputado, no entanto, já reviu duas decisões do seu antecessor e decidiu encurtar a vida das CPIs do Carf e da Funai e Incra.

"Não vou fazer nada contra a decisão dele", disse Maia, que foi um dos signatários da CPI da UNE. Ele afirmou que não revogará o despacho do pepista sobre uma questão de ordem formulada por Orlando Silva (PCdoB-SP), seu aliado.

Maia desfez a prorrogação de 60 dias para as CPIs do Carf e da Funai e Incra determinada pelo pepista e deu só um mês para a conclusão dos trabalhos destas comissões. As decisões estão ligadas a um acordo em feito nos bastidores feitas entre líderes da Câmara. "É preciso pacificar a Casa e romper com radicalismos. O uso de CPIs foi objeto de conversa com líderes. A lógica é acabar com CPIs para atender fins que não se sabem quais", revelou Orlando Silva.

Antonio Imbassahy (BA), O líder tucano, confirmou a disposição de não apoiar a criação de CPIs que tenham objetivos obscuros. "Não queremos fazer CPIs que deem como essa do Carf", justificou

Segundo deputados, no encontro em que se discutiu o acordo, Maia e Maranhão estavam preocupados com o ambiente de intolerância e com a necessidade de apaziguar a Casa para votar as pautas de interesse do governo. A avaliação de alguns parlamentares é que a CPI da UNE foi criada por "vingança" do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e a CPI para investigar os negócios do banco BTG-Pactual tinha um foco demasiadamente amplo.

Chegou-se a comentar que Maia teria prometido ao PCdoB barrar a CPI em troca de votos. O presidente não só nega como diz que o partido votaria nele "independente de qualquer coisa". A vaga da CPI da UNE foi preenchida pela CPI da Lei Rouanet, que está na fase de indicação de membros pelas lideranças partidárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.