Eleição nos EUA

Bernie Sanders declara apoio a Hillary Clinton; Trump ironiza

Senador disse que fará tudo o que puder para ajudar a eleger a ex-rival; ele representou uma forte resistência à candidatura de Hillary no Partido Democrata; o adversário republicano Donald Trump criticou atitude de Bernir Sanders

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(O senador democrata Bernie Sanders anuncia apoio à candidatura de Hillary Clinton)

Washington - O senador democrata Bernie Sanders declarou apoio a Hillary Clinton em evento de campanha em Portsmouth, New Hampshire,ontem. Os dois concorriam à indicação do Partido Democrata na corrida à sucessão de Barack Obama. O provável candidato da oposição, Donald Trump, criticou atitude de Sanders, dizendo que ele abandonou seus eleitores.

“A secretária Clinton ganhou o processo de indicação democrata. E eu pretendo fazer tudo que posso para ter certeza de que ela será a próxima presidente dos Estados Unidos", disse Sanders em meio a aplausos.

Sanders listou uma série de razões pelas quais a ex-secretária de Estado seria uma opção melhor que seu rival republicano, Donald Trump, nas eleições presidenciais de novembro.

Citou o apoio de Hillary aos direitos dos homossexuais, seguro universal de saúde e luta contra as mudanças climáticas. "Não é um segredo que Hillary Clinton e eu discordamos em muitos assuntos. Isso é democracia", disse Sanders, segundo a France Presse.

"Mas estou feliz por anunciar que houve uma importante aproximação entre as duas campanhas e produzimos, de longe, a plataforma mais progressista da história do Partido Democrata", acrescentou.

Hillary agradeceu o apoio do ex-rival de 74 anos durante as primárias do partido. "Somos mais fortes juntos”, declarou Hillary logo após o pronunciamento de Sanders.

Sanders representou uma forte resistência à candidatura de Hillary no Partido Democrata, a ponto de a ex-secretária de Estado só poder cantar vitória na disputa interna no último dia das eleições primárias.

Confiança

O senador por Vermont mobilizou os eleitores mais jovens do partido. Assessores de Clinton estão confiantes de que o apoio de Sanders pode ser uma arma importante na disputa contra Trump. O provável candidato republicano Donald Trump emitiu uma nota dizendo que Sanders passou a fazer parte de um "sistema manipulado" ao apoiar a candidatura de Clinton.

Trump também ironizou a atitude no Twitter. O provável candidato republicano disse que o apoio de Sanders à Hillary é "como Occupy Wall Street endossando Goldman Sachs", em referência ao movimento contra a desigualdade econômica e social, iniciado em 2011, e o Golden Sachs, um dos maiores bancos de investimento do mundo.

"Bernie Sanders abandonou seus eleitores endossando pró- guerra pró- TPP pró- Wall Street ‘Crooked’ Hillary Clinton", disse Trump em outra postagem.

O provável candidato republicano ainda ofereceu apoio aos eleitores de Sanders. "Para todos os eleitores Bernie que querem parar de acordos comerciais ruins e interesses especiais globais, vamos recebê-lo de braços abertos. Pessoas em primeiro lugar", escreveu.

Hillary conseguiu o número mínimo de deputados que precisava para que sua indicação fosse formalizada após as primárias em Nova Jersey, no início do mês.

Frase

"Não é um segredo que Hillary Clinton e eu discordamos em muitos assuntos. Isso é democracia"

Bernie Sanders

Senador democrata

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.