Abandono

Sem conservação, Parque do Bom Menino vira abrigo para moradores de rua

Espaço de lazer está sujo, mato está alto e lâmpadas estão quebradas; usuários reclamam da falta de manutenção que deveria ser feita pelo poder público

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Um espaço de lazer muito frequentado, o Parque do Bom Menino, na Avenida Alexandre de Moura, no centro de São Luís, experimenta uma fase de decadência. Quem procura a área para atividades físicas ou caminhadas, observa claramente seu péssimo estado de conservação, que mais configura uma situação de abandono. Apesar do seu estado, há quem ainda o utilize para se exercitar, e o movimento maior é observado durante a semana.

À primeira vista, o problema do Parque do Bom Menino se resumiria ao mato crescido, que o domina de norte a sul e imprime uma atmosfera de uma área abandonada. “Basta olhar ao redor, porém, para ver que mais problemas vão se descortinando. Eu constantemente venho aqui e sempre encontro mais um problema. Realmente, isso aqui já foi mais cuidado, mais bonito, mais agradável. Hoje, mais parece um local abandonado, tudo jogado, sem vida e sem cor”, disse Robson Rodrigues, que sábado de manhã fazia caminhada.

Eu trouxe meu filho para brincar hoje, mas como os brinquedos não existem mais, ele está brincando nos equipamentos de fazer ginástica, que, aliás, estão enferrujados e velhos”Sérgio Antônio Araújo, funcionário público

Ele referia-se à sujeira espalhada em diversos trechos do parque, às luminárias quebradas, ao estado dos equipamentos para a prática de atividades físicas, à situação da quadra de basquete e à retirada dos brinquedos para crianças, que diversificavam os atrativos. Além disso, o parque virou abrigo para moradores de rua, que dormem sobre os bancos, fazem necessidades no local e jogam lixo na área verde.

Descaso
Na opinião do funcionário público Sérgio Antônio Araújo, que mora nas proximidades e lá estava com o filho, Cristiano Ronaldo, é preciso que o poder público providencie a poda do mato crescido, primeiramente, e depois conserte o que está errado.

“A impressão que temos é de que eles não estão limpando direito este parque e não se preocupam em vigiar o local, para que um fiscal evitasse a sujeira, atos de vandalismo e outras coisas negativas. Eu trouxe meu filho para brincar hoje, mas como os brinquedos não existem mais, ele está brincando nos equipamentos de fazer ginástica, que, aliás, estão enferrujados e velhos”, reclamou Sérgio Antônio Araújo.

SAIBA MAIS

O Parque do Bom Menino foi construído com o intuito de figurar como um espaço para crianças e jovens carentes. Em 2012, foi reformado, recebendo cercas e a ativação de serviços de segurança. São mais de nove mil e quinhentos metros quadrados de área total, contando com pista de cooper, ginásio poliesportivo e estações de alongamento. O parque fica aberto de 5h às 23h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.