Rejeitos

Lixo se acumula às margens da Av. Ferreira Gullar

Município lançou ações para combater descarte irregular de lixo, mas há áreas com sérios problemas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Apesar das caçambas, lixo é descartado na calçada da avenida
Apesar das caçambas, lixo é descartado na calçada da avenida (caçambas)

Quem é acostumado a transitar pela Avenida Ferreira Gullar, que margeia o São Francisco, Ilhinha e Portelinha, já está acostumado a se deparar com lixo acumulado em alguns pontos da via. Mas agora a situação é mais grave, porque quase todas as caçambas destinadas ao descarte de lixo estão no local, mas o lixo é descartado no chão.

Na calçada do lado da maré, os moradores continuam descartando o lixo onde essas estruturas estão instaladas. Ou seja, os sacos e outros detritos ficam jogados na calçada atrapalhando a passagem dos pedestres.

Como o lixo fica no chão, qualquer animal tem acesso aos sacos e pode rasgá-los facilmente tornando a situação ainda pior. O único ponto onde as caçambas continuaram instaladas foi nas proximidades do Clube de Mães Maria Tereza Duailibe Murad. Ainda há quatro contêineres, mas os moradores jogam o lixo no chão.

O que chama ainda mais atenção é que todo tipo de lixo é descartado nesse ponto: entulho, restos de tecido, galhos e troncos de árvore, eletrodomésticos e móveis velhos. E como as caçambas ainda estão no local, é questionável a causa do problema: a falta de infraestrutura ou o modo de agir da população.

Gerenciamento
Nos últimos meses, a Prefeitura de São Luís vem realizando diversas ações para melhorar o gerenciamento do lixo na capital. Mas a exemplo do que pode ser visto na Avenida Ferreira Gullar, algumas áreas da cidade ainda necessitam urgentemente receber políticas públicas voltadas ao tema.
Uma das ações da Prefeitura foi a instalação de ecopontos na cidade. O primeiro está localizado na Avenida dos Africanos.

O Comitê de Limpeza Urbana, da Prefeitura de São Luís, informou em nota que a coleta de resíduo domiciliar na Avenida Ferreira Gullar é realizada diariamente, no período diurno. O Comitê esclarece ainda que o acúmulo de lixo em alguns pontos da via se dá pelo descarte irregular, em sua maioria, feito por carroceiros e caminhões durante a noite. E ressalta que, semanalmente, realiza remoção mecanizada dos resíduos descartados em locais impróprios.

SAIBA MAIS

Desde julho do ano passado, com o fechamento do Aterro da Ribeira, em São Luís, os resíduos sólidos de São Luís estão sendo levados ao aterro sanitário do município de Rosário. Até chegar a seu destino, distante 60 km da capital maranhense, os resíduos são levados em caminhões em 56 viagens diárias de ida até o aterro sanitário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.