Ataque em Istambul

Turquia identifica segundo terrorista que participou de atentado em aeroporto

Polícia identificou dois dos três terroristas que participaram do ataque; atentado no aeroporto de Istambul deixou 44 mortos e mais de 200 feridos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Turquia - As autoridades turcas divulgaram ter identificado um segundo terrorista que participou do atentado suicida contra o aeroporto de Atatürk de Istambul, na última terça-feira,28. Trata-se de Rakim Bulgarov. O ataque deixou 44 mortos e mais de 200 feridos.

Outro terrorista identificado é Osman Vadinov, checheno de nacionalidade russa, que teve o nome divulgado na quinta-feira,30. Segundo o jornal turco "Hürriyet", o trio procedia do Uzbequistão, Quirguistão e da república russa do Daguestão.

Também na quinta, foram divulgadas imagens das câmeras de segurança que mostrariam os três suspeitos de realizar o atentado suicida contra o aeroporto.

A polícia havia chegado ao nome de Osman Vadinov depois que ele deixou seu passaporte em uma casa no bairro de Fatih, em Istambul, local atribuído como residência ou de reunião dos terroristas que atacaram o aeroporto, segundo o "Hürriyet".

A casa tinha sido blindada com uma dupla porta de aço e os supostos terroristas, que a alugaram há cerca de três meses, instalaram um sistema de ar condicionado para nunca terem que abrir as janelas.

O passaporte do russo do Daguestão mostra que ele havia entrado na Turquia há aproximadamente um mês, afirmou o "Hürriyet".

Detidos
A polícia turca prendeu na noite de quinta-feira mais 11 pessoas, todos supostos membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que estariam relacionados com o atentado do aeroporto internacional de Istambul, segundo informou na sexta-feira a imprensa local.

O jornal "Haberturk" afirma que os detidos são todos estrangeiros, entre eles um cidadão russo. No total, o número de presos que teriam ligação com o atentado, um dos maiores da Europa, está em 24, entre eles 15 estrangeiros.

Vítimas
As vítimas em sua maioria são turcas. Na lista de mortos do atentado aparecem ainda seis sauditas, três uzbeques, dois palestinos, dois iraquianos, um tunisiano, um chinês, um iraniano, um ucraniano e um jordaniano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.