São João

Fim de Semana para se despedir do São João

Arraial Vila Junina preparou programação diversificada para este sábado e domingo e programação das duas últimas noites terá shows, grupos de bois e danças populares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Boi Barrica, Quadrilha Flor do Sertão e Rosa  Reis se apresentam neste sábado
Boi Barrica, Quadrilha Flor do Sertão e Rosa Reis se apresentam neste sábado (barrica)

A despedida do São João 2016 dará o tom às noites deste sábado e domingo na programação do Arraial Vila Junina, no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha (Maranhão Novo). Por lá, passarão danças populares, shows, quadrilhas e, claro, muitos grupos de bumba meu boi de sotaques variados. A programação começa às 19h e a entrada é gratuita.

Neste sábado, a festança no Vila Junina começa com a Dança Portuguesa de Joselândia, seguida pela apresentação da Quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo. A cantora Rosa Reis sobe ao palco para fazer show no qual apresenta um recorte acerca da cultura popular do Maranhão passando por toadas de bumba meu boi, tambor de crioula e festa do Divino. Tocando sua caixa, a artista escolheu um repertório voltado para o São João.

O Boi Barrica, que este ano também faz um passeio pela cultura local é aguardado no arraial por volta das 22h. O boizinho que tem como narrativa a busca pela estrela Dalva, viaja pelos ritmos regionais, incluindo os sotaques do bumba meu boi do Maranhão, a batida dos tambores de crioula e outras danças. Tudo acompanhado pelo bailar das índias, vaqueiros e claro, o boizinho.

Comandado pelos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, sob a direção artística de Zé Pereira Godão, o grupo tem no repertório “Gaiola de ouro”, “Lua cheia”, “Vamos namorar”, “Boi no galope”, “São Luís canto de tambor”, entre outros sucessos que embalam multidões nos arraiais da Ilha.

O batalhão do Boi de Maracanã é outra atração deste sábado, no Vila Junina. As matracas e pandeirões tomarão de conta do terreiro com a apresentação de um dos bois mais representativos do sotaque de matraca. A seguir tem apresentação do grupo Baião de Seis e o encerramento será com o Boi de Morros.


Domingo
No domingo, último dia do arraial, passam pelo terreiro o tambor de crioula Arte Nossa, depois tem show de Mano Borges e cacuriá de Dona Teté. O Boi de Axixá também passa pelo local levando toda a beleza do grupo que representa o sotaque de orquestra.

O Boi Pirilampo e o Boi de Sonhos também se apresentam no último dia do Arraial Vila Junina. O encerramento da noite será com o boi Unidos de Santa Fé. Do sotaque da baixada, o grupo tem entre seus personagens os cazumbas, que chamam atenção do público por exibirem enormes caretas com armações enfeitadas. Com um gingado próprio os cazumbas dançam com um chocalho nas mãos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.