São João

Cacuriá e diversidade de bumba-bois marcam nono dia do Vila Junina

Atrações mais uma vez agradam ao público presente na estrutura do Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha.

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(arraial)

A magia da festa mais popular do estado, no mês de férias, se fez presente em mais uma noite de programação do Arraial Vila Junina, organizado no Espaço Reserva – ao lado do Shopping da Ilha, em São Luís. As atrações se diferenciaram pelas coreografias, origem e musicalidade. O público assistiu com alegria a todas as exibições.

A primeira brincadeira foi um grupo que há 18 anos, além de promover a sociabilidade, valoriza uma das festas religiosas mais conhecidas do estado do Maranhão. Fundado há 18 anos no bairro Liberdade, em São Luís, o Cacuriá Rabo de Saia incluiu crianças e adolescentes no ritmo da dança nascida na Festa do Divino.

A cada toque das caixeiras ou acorde do cavaco, os jovens se soltavam no molejo típico do cacuriá. Quem chamou a atenção do público foi a pequena Sofia, de apenas 10 meses de vida que, mesmo rastejando no palco, exibia um sorriso que cativou a todos. “ Eu amo a minha brincadeira. Toda vez que eu danço, é uma alegria”, disse a jovem Taynara de Jesus, integrante do grupo.

Depois, foi a vez do Tambor de Crioula do Labô, que valorizou a cultura afro na dança nascida do período áureo escravocrata e marcante para o orgulho negro. Às 21h, subiu ao palco o grupo Piaçaba, que também mexeu com o público.

Às 22h, começou a parte do bumba-boi da programação. A primeira brincadeira a se exibir foi o Boi Meu Tamarineiro (orquestra). A noite ainda teve o Boi Brilho da Ilha (orquestra), Boi da Maioba (matraca) e, por fim, o Boi de Nina Rodrigues (orquestra).

Programação

Neste sábado (2), a programação do penúltimo dia de Vila Junina começará com a Dança Portuguesa da Joselândia. Em seguida, será a vez da Quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo. Às 21h, sobe ao palco a cantora Rosa Reis. Por fim, ainda ocorrerão as apresentações do Boi Barrica, Boi de Maracanã, Baião de Seis e Boi de Morros.

Programação

02.07 (Sábado)

19h – Dança Portuguesa da Joselândia

20h – Quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo

21h – Show Rosa Reis

22h – Boi Barrica (alternativo)

23h – Boi de Maracanã (matraca)

0h – Baião de Seis

1h – Boi de Morros (orquestra)

arraial da ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.