religiosidade

Festejos religiosos têm início em paróquias de São Luís

Homenagens aos santos do período junino movimentam principalmente as igrejas católicas do Centro; ontem, Dia de Santo Antônio, houve celebração no templo alusivo ao santo e distribuição de pães

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Ontem foi dia de Santo Antônio, o primeiro dos santos celebrados no mês de junho. Por mais um ano, a igreja que leva o nome do santo recebeu centenas de pessoas, que participaram da programação em homenagem a ele. Amanhã, começa o festejo de mais um santo do período, São João.

Desde o dia 1º, devotos de Santo Antônio celebravam os ensinamen­tos do santo que também é conhecido por sua compaixão com os pobres. O festejo seguiu até ontem com uma programação diária com missas, reza de terço, testemunho de vida e programação cultural no largo da igreja, na Praça Antônio Lobo.

No dia de encerramento, uma grande festa reuniu centenas de fiéis. O dia começou com alvorada e seguiu com a celebração de cinco missas e uma procissão antes da missa campal e animação cultural no largo da igreja. Devotos de San­to Antônio lotaram a igreja durante toda a programação.

A tradicional distribuição de pães, uma forma de pagar promessas ao santo, também não deixou de acontecer. O comerciante Antônio José Costa, de 50 anos, distribuiu por mais um ano 700 pães e 60 cestas na porta da igreja. Além dele, muitas pessoas também agradeceram pelas preces alcançadas dessa forma.

Já outros devotos escolheram outras formas para agradecer a intercessão do santo. Foi o caso de Diva Regina Monteiro, do Parque Vitória, que pagou por mais um ano a promessa por ter alcançado uma graça, a casa própria. Ela expli­cou que, ao contrário do que muita gente pensa, que Santo Antônio é apenas “casamenteiro”, o santo também intercede por outras causas.

Há 15 anos, desde que conseguiu comprar sua casa, a devota acompanha uma das primeiras missas do Dia de Santo Antônio carregando uma imagem do san­to. “Enquanto vida eu tiver, terei de pagar minha promessa. Trago a imagem para o padre abençoar e fico em pé a missa toda. Se ele quebrar, tenho que trocar por uma maior”, explicou Diva Regina Monteiro.

São João
Logo após as celebrações de Santo Antônio, já começam as homenagens a São João. No Centro, a paróquia que leva o nome do santo dá início ao seu festejo amanhã. A programação conta com adorações ao santíssimo às 17h, missas às 12h e 18h, batizados, largo com comidas típicas e atrações juninas.

O ponto alto da programação acontece no dia 24, Dia de São João, quando vários grupos de bumba meu boi se deslocam à igreja para reverenciar o santo. Na paróquia, serão celebradas missas às 7h, 8h30, 12h (missa de cura e libertação), 15h (missa da misericórdia) e 17h (missa campal). Às 18h, a festa se encerra com a tradicional procissão pelas ruas do Centro.

SAIBA MAIS
Além desses festejos religiosos, há ainda a festa em homenagem a São Pedro, que é celebrado no dia 29 deste mês. O festejo na capela tem início dias antes dessa data, mas o ponto alto é no dia dedicado ao santo. São Pedro é reverenciado por dezenas de grupos de bumba meu boi.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.