reclamações

Ausência de programação junina causa reclamações

Roteiro oficial está previsto no Centro Histórico apenas em duas sextas-feiras e dois sábados que restam até o fim deste mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Apesar do espaço estar decorado, não há programação até o dia 17
Apesar do espaço estar decorado, não há programação até o dia 17 (JUNINAS14061601H)

Em pleno período junino, ainda são tímidas as apresentações culturais no Centro Histórico de São Luís, um dos tradicionais pontos de festa da cidade. A programação oficial do Governo do Estado para o período junino só terá início no dia 17. Enquanto isso, turistas e comerciantes da área reclamam da ausência de programação na temporada festiva.

A programação oficial será realizada no Parque Folclórico da Vila Palmeira, no Centro Social dos Servidores do Estado (Ipem), na Praça Nauro Machado e na Praça Maria Aragão, de 17 a 29 deste mês. Além de tardia, a programação no Centro Histórico será restrita. Isso porque serão apenas quatro dias de festança: 17, 18, 24 e 25.

Reclamação
Enquanto a programação não tem início, turistas que visitam a Praia Grande reclamam da falta de atrativos no local. Esse é o caso de Fátima Leitão, que veio de Brasília com os familiares pela primeira vez ao Maranhão. Ela, que veio ansiosa para conhecer o bumba meu boi, só pode vê-lo em um arraial que está sendo realizado em um shopping da cidade. “A gente sentiu falta, porque já veio esperando conhecer essa parte da cultura, mas não encontrou aqui no Centro Histórico, que é o grande centro cultural da cidade”, disse.

Simone Oliveira, de Minas Gerais, também veio pela primeira vez a São Luís querendo assistir a uma apresentação de um grupo de bumba meu boi. Como já estava indo embora ontem mesmo para seu estado de origem, ela não pôde realizar o desejo. “Ficamos meio tristes porque queríamos muito ver, mas não deu”, afirmou.

Não só os turistas, mas também os comerciantes reclamam da ausência de programação no local. Até agora, foram realizadas apenas prévias do São João nos dias 2, 3, 9 e 10 deste mês. “O turista busca muito o Centro Histórico, pensando que vai ter atração cultural e quando chega aqui não tem nada. Muita gente já passou aqui pela loja e reclamou disso”, lembrou o comerciante Isaac Reis.

Estrutura
Além da ausência de programação, também prejudica o turismo a falta de estrutura dos serviços para recepcionar os visitantes.
A psicóloga Jhett Frota veio de Manaus a São Luís para um congresso e aproveitou para conhecer o Centro Histórico. No entanto, ela se deparou com diversos problemas. “Tivemos dificuldade para encontrar alimentação no final de semana porque fica tudo muito deserto. Além disso, tem taxistas que não ligam o taxímetro”, pontuou.

Além dessa falta de estrutura para recepcionar o visitante, há ainda um problema clássico no local: a falta de preservação do espaço. Não bastassem os casarões históricos em péssimo estado de conservação, a depredação por parte de vândalos também chama a atenção. Em alguns locais há pichações. Em outros, como na Praça Nauro Machado, praticamente todas as lanternas da escadaria foram saqueadas. A lixeira da praça também está quebrada.l

Programação

Praça Nauro Machado
Dias 17, 18, 24 e 25
Vila Palmeira
Dias 17 a 29
IPEM
Dias 17 a 29

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.