Turismo em baixa

Divulgação de São Luís como destino turístico é constante

Setor hoteleiro afirma que faltam ações para ‘vender’ a cidade para o público nacional e internacional; no entanto, a Prefeitura e o Governo afirmam que ao longo de todo ano a capital é mostrada como destino nas principais feiras de turismo

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Praia Grande está preparada para a temporada junina, com bandeirolas coloridas em toda a região
Praia Grande está preparada para a temporada junina, com bandeirolas coloridas em toda a região (Praia Grande)

Segundo o setor hoteleiro de São Luís, a falta de divulgação da cidade como destino turístico é um dos fatores que justificam a queda na taxa de ocupação dos estabelecimentos. A Prefeitura de São Luís contesta e afirma que várias estratégias de promoção do destino São Luís são feitas ao longo do ano nos maiores e principais emissores de turistas do Brasil. O Governo do Estado também informa que realiza constantes ações de divulgação do Maranhão, enquanto destino turístico para os mercados nacionais e internacionais.

A coordenadora do setor de reservas do Hotel Veleiros, Leni Medeiros, afirma que deveriam ser feitos maiores investimentos na divulgação da cidade como destino turístico e, sobretudo mais investimentos no São João. “Desde o mês de abril começamos a receber pedidos de reservas para o mês de junho. Os clientes que ligam perguntam sobre os arraiais, porque o São João é o chamariz do mês, mas como não tem arraial desde o início de junho, alguns clientes desistem da reserva. De cada 10 que ligam, um desiste, mas ainda assim sentimos falta de uma programação junina mais vasta, pois os clientes sempre pedem informações sobre os arraiais”, diz.

Insuficiente
Pela cidade, arraiais estão sendo realizados desde o início do mês em shoppings, mas segundo Leni Medeiros eles não são suficientes para atrair visitantes. “Quando o turista viaja para uma cidade, ele não quer ficar em shopping. Ele quer conhecer a cidade, visitar os pontos turísticos”, diz. Este ano, o São João de Todos, realizado pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado, acontece a partir do dia 17 deste mês. No ano passado, a abertura oficial foi no dia 12 de junho. “Do dia 17 até o fim do mês temos um número maior de reservas, por isso, nossa expectativa é fechar junho com uma ocupação maior que 60%”, comenta Leni Medeiros.

Sobre a falta de divulgação de São Luís como destino turístico, a Prefeitura de São Luís informa que várias estratégias de promoção são feitas ao longo do ano nos maiores e principais destinos emissores de turistas do Brasil, de acordo com pesquisas de demandas turísticas feitas pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), sempre enfatizando as belezas históricas e culturais da capital maranhense e entorno, observando sempre o calendário cultural local.

A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) informa que realiza constantes ações de divulgação do Maranhão enquanto destino turístico para os mercados nacionais e internacionais, exaltando os nossos atrativos naturais, patrimoniais e culturais. No primeiro semestre deste ano, a Sectur participou de dois grandes eventos do setor: a ITB Berlin, feira dedicada à indústria do turismo internacional, realizada na Alemanha, e a WTM Latin America, maior feira de turismo da América Latina, realizada em São Paulo.
Também este ano, foi dado apoio a realização do 36º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, realizado em São Luís com a presença de 570 profissionais do Brasil inteiro.

Principais problemas do turismo de São Luís, segundo hotéis consultados

Poluição das praias
Em 2012, as praias da Região Metropolitana de São Luís passaram quase 200 dias interditadas pela Sema após a divulgação de um laudo, no dia 25 de março daquele ano, segundo o qual toda a orla estava imprópria para banho. A liberação ocorreu apenas em 11 de outubro, após a Caema executar obras de melhoria do sistema de esgotamento sanitário de São Luís. Atualmente, todos os pontos de praia verificados mensalmente pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente estão impróprios para banho.
Segurança pública
No dia 19 de maio deste ano, São Luís viveu uma nova onda de ataques a ônibus. Por volta das 18h30, um ônibus da linha Jardim Tropical sofreu tentativa de depredação e por volta das 19h um veículo da linha Liberdade foi incendiado, em São Luís. No dia seguinte, aconteceu o maior número de atentados. Foram 7 ações das 7h às 20h. Ao longo da semana, novas ações ocorreram, deixando rodoviários e usuários apreensivos. A última ação do tipo foi registrada dia 27. Ataques semelhantes ocorreram em janeiro de 2014.
Redução nos voos e crise econômica
De janeiro a abril deste ano, 314 pousos e decolagens deixaram de ser efetuados em São Luís, em relação ao mesmo período do ano passado. Com o momento econômico que o país enfrenta, as companhias aéreas ajustam a malha aérea e deixam de fazer algumas rotas que partem de São Luís. Segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), vem sendo percebida uma queda no número de pousos e decolagens desde 2014, se considerados os quatro primeiros meses do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.