Turismo em baixa

Turistas movimentam o comércio do Centro Histórico de São Luís

Camisas com estampas personalizadas, objetos de cerâmica, como bumba meu boi, azulejos e acessórios feitos com fibra de buriti aparecem entre as preferências dos visitantes

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

[e-s001]A temporada junina ajudou a aquecer as vendas no comércio do Cen­tro Histórico de São Luís. A beleza, a criatividade, as cores e formas do artesanato maranhense chamaram a atenção dos turistas, que aproveitaram pra levar algo de lembrança. Os vendedores consideram a média de gastos com presentes elevada. Agora, os comerciantes aguardam, com expectativas de boas vendas, as férias de julho.
Isaac Reis, que trabalha como vendedor em uma loja de artesanatos da Praia Grande, disse que as vendas melhoraram durante o período junino. Segundo ele, o gasto médio dos turistas com artesanato foi de cerca de R$ 100,00. “Muitos turistas são maranhenses que não moram aqui há muito tempo e aproveitam para comprar alguma lembrança da terra. Outros são turistas que estão vindo a São Luís pela primeira vez e querem levar algo para a família e amigos”, afirma.

De acordo com Isaac Reis, os itens que mais chamam a atenção dos turistas são as camisas com estampas personalizadas e objetos de cerâmica, como bumba meu boi. Aliás, o protagonista do São João do Maranhão está entre os mais procurados pelos visitantes, que compram miniaturas de diversos tipos.
“Tem também os boizinhos para pendurar no carro, que eles compram muito”, conta. Peças feitas com a fibra de buriti, palmeira típica do estado, também fazem parte da lista de compras. “Eles ficam encantados. Semana passada, atendi uma turista que disse que, se soubesse que encontraria tanta coisa boa, teria vindo de mala vazia”, diz.

LEIA TAMBÉM:

Sabores típicos são atração na Feira da Praia Grande
Ministério do Turismo aponta os desafios de São Luís como destino turístico
Pontos turísticos de São Luís estão em estado precário
Taxa reduzida de ocupação preocupa setor hoteleiro


Na loja em que Lílian Alves trabalha, os azulejos são a preferência dos visitantes. “Nós vendemos azulejos personalizados com nomes de pessoas, de profissões, de ruas da cidade. Eles se encantam com a arquitetura dos casarões e depois querem levar um azulejo como recordação para casa”, informa. Os acessórios feitos com fibra de buriti também têm boa saída na loja situada na Rua Portugal. “Principalmente, as bolsas e os chapéus. As mulheres adoram e aproveitam para se proteger do sol”, afirma.

[e-s001]Criatividade
Para a turista de Brasília Selma Veloso, o que mais chama a atenção no artesanato maranhense é a criatividade. “Você percebe que as peças feitas mostram todo o valor da expressão do povo maranhense. Isso é muito bonito de se ver, pois é um trabalho artístico de muita qualidade”, comenta. Em visita a uma das lojas da Praia Grande, ela comprou peças de cerâmica para levar para os filhos. “São itens que eles podem usar para decorar as casas deles ou mesmo usar no dia a dia. Além de bonitos, são práticos, por isso comprei”, diz.

A maioria dos produtos vendidos pelos comerciantes da Praia Grande é fornecida pelo Centro de Comercialização de Produtos Artesanais (Ceprama), o mais importante núcleo de distribuição de artesanato do estado, que revezaria a prioridade de venda das comunidades produtoras. O centro funciona em um casarão de aproximadamente 3 mil metros quadrados, nas antigas instalações da Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo, onde hoje se comercializam variadas formas de artesanato. Nos períodos junino e carnavalesco, o local ainda serve de palco para apresentações folclóricas.

Avaliação
O artesanato maranhense é citado no Índice de Competitividade do Turismo Nacional, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) para analisar o nível de desenvolvimento de um destino turístico sob a ótica da competitividade. Na avaliação do ano de 2015, o MTur colocou o artesanato maranhense como um dos destaques culturais de São Luís.

Segundo a avaliação, a “presença de atividade artesanal típica – renda, objetos feitos da palha do buriti e azulejos – cujo produto é comercializado em lojas, mercados e feiras de fácil acesso para os turistas”, ajudou na avaliação positiva da cidade, cuja nota alcançada ficou acima da média nacional e acima da média quando avaliadas apenas as capitais brasileiras. São Luís também recebeu nota 4 no item aspectos culturais, em que foram avaliados a produção cultural associada ao turismo, o patrimônio histórico cultura e estrutura municipal para apoio à cultura.

SAIBA MAIS

Dia do Artesão
O Dia do Artesão é comemorado dia 19 de abril, no Brasil. A técnica de transformar matéria-prima em peças únicas por meio da destreza do trabalho manual é utilizada pelo homem desde o início da sua história. Os primeiros artesãos começaram a fabricar seus bens no período neolítico (6.000 a.C.).

Programa do Artesanato do Maranhão
Foi aprovada em dezembro de 2015 a Lei 10.402/2015, que cria o Programa Mais Artesanato. A sanção da lei foi publicada no Diário Oficial do dia 29 de dezembro de 2015, mesma data em que a lei começou a valer. A lei fortalece a promoção da atividade e da cadeia produtiva associada ao turismo do Maranhão. Promove a capacitação da mão de obra artesã e abre espaço para a execução de ações de divulgação e apoio à comercialização do artesanato. Também ajuda na promoção ao acesso da linha de crédito e financiamento como estímulo da criação de novos negócios e da continuidade da prática artesanal maranhense, além da criação do Comitê Maranhense do Artesanato (Comarte), órgão de assessoramento e orientador do Programa de Artesanato do Maranhão.

Artesanato de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.