Michel Temer

Políticos criticam encontro noturno de Michel Temer e Gilmar Mendes

Ministro do STF e futuro presidente do TSE visitou o presidente interino,s em agenda oficial, na noite de sábado, o que foi visto como desrespeito à sociedade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
(Gilmner Mendes em encontro noturno com Michel Temer)

O encontro do presidente em exercício Michel Temer (PMDB) com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, no Palácio do Planalto, na noite do último sábado, foi criticada por políticos e pela imprensa. Mendes – que tem atuado com forte posicionamento anti-PT e alinhado ao projeto de poder do PSDB – visitou Temer na noite de sábado, para encontro reservado no Palácio.

Vários deputados e senadores também alertaram nas redes sociais que o compromisso não constou na agenda oficial do presidente interino. O senador Humberto Costa (PT) destacou em publicação no Twitter: "Temer e Gilmar têm encontro secreto e misterioso na noite de sábado".

O deputado federal Ivan Valente (PSOL), também comentou sobre o encontro: "Gilmar Mendes o 'imparcial' visitou Temer na noite de sábado no meio do feriado c/vazamentos de Machado. Depois dizem que o povo é desconfiado."

O deputado federal Paulo Pimenta (PT) chamou a atenção para a ausência do encontro na agenda oficial de Michel Temer. "Imprimi agora. Não consta nada na agenda oficial de Temer ontem. O encontro com Gilmar Mendes não foi oficial."

Gilmar Mendes é relator do processo que analisa as contas da campanha da chapa da presidente afastada Dilma Rouseff e do seu vice e agora presidente interino, no Tribunal Superior Eleitoral. O ministro também assume, nesta terça-feira, 31, a presidência do próprio TSE.

O encontro noturno no Palácio do Planalto foi criticado também na imprensa. O jornalista Paulo Nogueira, do site DCM, classificou a atitude do magistrado da mais alta corte brasileira como uma bofetada na sociedade.

“Num momento em que pairam sob os eminentes magistrados do STF suspeitas pesadas de participação no golpe, é um acinte, uma bofetada, uma cusparada na sociedade que tal encontro tenha ocorrido", disse o jornalista Paulo Nogueira, do site DCM.

O jornalista defende a saída de Gilmar do STF. "Não é apenas a política que exige uma reforma radical, que se inicie pelo fim do financiamento privado das campanhas, a forma pela qual a plutocracia toma de assalto a democracia", diz ele.

A assessoria de Michel Temer divulgou que Gilmar Mendes solicitou o encontro para discutir o orçamento do TSE.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.