Recomendação médica

Uso de antialérgico para tratamento de sintomas de virose não é recomendável

Médico entrevistado por O Estado afirma que aplicação do Diprospan, medida atualmente comum em hospitais da rede pública e privada de São Luís, pode causar sérios danos à saúde.

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

[e-s001]A cena tornou-se comum no cotidiano de São Luís. Basta aquela primeira dor no corpo ou nas articulações, sintomas de dengue, zika ou febre chikungunya, que na ânsia pela cura imediata, muitos pacientes se submetem a uma medicação antialérgica, de aplicação injetável que, de acordo com especialistas, pode causar sérios danos à saúde.

Entrevistado por O Estado, o clínico-geral Armando Andrade enfatizou que, ao contrário de grande parte do conhecimento popular, o uso desta medicação não é recomendável. Para ele, o médico deveria prescrever o remédio em último caso. “Como se trata de uma medicação considerada sistêmica, ou seja, que abrange diversos sintomas do organismo, vários profissionais estão prescrevendo. No entanto, é necessária cautela. A cura dos sintomas de virose pode acarretar consequências danosas”, disse.

Segundo ele, o paciente que recebe uma dose do medicamento antialérgico injetável Diprospan – corticóide, composto pela betametasona - (ou outros medicamentos com a mesma composição) traz danos gastrointestinais – como perfurações nas paredes do estômago e intestino, cardiovasculares e outros. “O uso recomendável dessa medicação seria de, no máximo, um mililitro a cada oito horas. Isso também vale para outras medicações, como a Prednisona, tanto para a concentração de cinco como de 20 miligramas”, explicou o médico.

O médico ressalta que o paciente – tendo os sintomas relatados de dores no corpo – deve procurar, se possível, um profissional de confiança. “Nesses casos, é importante ter alguém que passe uma medicação com efeito menos intenso que o Diprospan, mas que tenha menos efeitos colaterais”, afirmou.

Apesar de os responsáveis por farmácias procurados por O Estado afirmarem que a liberação do Diprospan somente ocorre com apresentação de receita médica, há informes de que muitos estabelecimentos comercializam a medicação de forma indiscriminada.

[e-s001]Enfermeiros, por conta própria e de forma independente, estão aplicando a medicação para pacientes “Uma pessoa me procurou, esta semana, com fortes dores no corpo. Decidi aplicar, pois se tratava de uma amiga que me pediu”, disse uma profissional de Enfermagem que não quis ser identificada.

A repórter fotográfica de O Estado, Flora Dolores, afirmou que fez uso recente da Diprospan para melhora dos sintomas da febre chikungunya. “Usei, pois não aguentava mais dores. Assim que tomei, em menos de 24 horas, não sentia mais nada”, disse.

SAIBA MAIS

Diprospan é um medicamento injetável indicado para o tratamento de doenças agudas e crônicas responsivas aos corticoides.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.