Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
A reitora da UFMA, Nair Portela, fez a conferência magna de abertura do Simpósio de Enfermagem do Hospital São Domingos, em homenagem ao Dia do Enfermeiro. Ela falou sobre a autonomia do enfermeiro no ambiente de trabalho, ética, ciência e tecnologia da saúde e inovação tecnológica. Na foto, ela entre Wildlane Montenegro, Hélio Mendes da Silva (presidente do Hospital São Domingos) e Rosilda Mendes.
A reitora da UFMA, Nair Portela, fez a conferência magna de abertura do Simpósio de Enfermagem do Hospital São Domingos, em homenagem ao Dia do Enfermeiro. Ela falou sobre a autonomia do enfermeiro no ambiente de trabalho, ética, ciência e tecnologia da saúde e inovação tecnológica. Na foto, ela entre Wildlane Montenegro, Hélio Mendes da Silva (presidente do Hospital São Domingos) e Rosilda Mendes.
O diretor Geral do Senac, Sidney Cunha, e o diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, prestigiaram o primeiro dia da Semana da Gastronomia Regional do Maranhão, que acontece até hoje, no Restaurante Senac Downtown, no Rio de Janeiro. O público teve a oportunidade também de conhecer algumas bebidas típicas do Maranhão, como a tiquira e o Guaraná Jesus
O diretor Geral do Senac, Sidney Cunha, e o diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, prestigiaram o primeiro dia da Semana da Gastronomia Regional do Maranhão, que acontece até hoje, no Restaurante Senac Downtown, no Rio de Janeiro. O público teve a oportunidade também de conhecer algumas bebidas típicas do Maranhão, como a tiquira e o Guaraná Jesus

Troféu para natação
São Luís sediará, neste sábado, o “I Troféu Osvaldo Telles de Natação Master”, promovido pela Associação Maranhense Master de Natação como uma das etapas estaduais do Circuito Maranhense Master de Natação, o qual agrega quatro competições anuais, sendo esta a segunda etapa.
O evento, nas piscinas da Academia Viva Água, reunirá 161 nadadores de diversas faixas etárias. A competidora mais experiente é Antônia Felicidade do Nascimento, de 80 anos.
O homenageado, professor Osvaldo Telles, é um dos criadores da Federação Maranhense de Desportos Aquáticos. Telles formou vários campeões brasileiros.

Grito vitorioso
Sem sombra de dúvida, o quase inapelável desfecho de uma novela que parecia não ter mais fim, é resultado do feérico grito do povo nas ruas, que falou mais alto. Certamente, sem este grito, o cenário seria outro e o impeachment não vingaria.
No Maranhão, os movimentos que se fortaleceram a favor da saída de Dilma Rousseff estão aliviados. O esforço parece ter valido a pena.
Indignados por verem uma correnteza de mazelas decorrentes de uma politica que consideram inoperante, que carimbou um Brasil de desemprego, inflação, endividamento recorde, queda da renda das famílias, recessão e depressão econômica, homens e mulheres “chutaram o pau da barraca” e engrossaram a voz.
Conseguiram. E o melhor: com manifestações pacíficas, de peito aberto, sem ódio e sem medo.
Olhando para trás, lembramos que foi em 2015 que este país experimentou as maiores e mais espontâneas manifestações populares de sua democracia, organizadas por movimentos da sociedade civil que levaram centenas de milhares de pessoas às ruas em março, abril, agosto e dezembro.

Ações trabalhistas
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) prevê que três milhões de ações trabalhistas devam ingressar na Justiça em todo o Brasil este ano. Se a previsão se confirmar, o volume representará um aumento de quase 13% em relação a 2015, quando as Varas do Trabalho receberam 2,66 milhões de novos casos. Esse montante já havia representado um avanço de 5,1% na comparação com 2014.
O aumento é reflexo direto da crise econômica, segundo o ministro. As demissões têm feito com que profissionais aumentem a cobrança de direitos devidos. No ano passado, o País perdeu 1,5 milhão de postos de emprego, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A taxa de desocupação atingiu 10,9% no trimestre encerrado em março, com a marca de 11,1 milhões de desempregados.

Trabalho em casa
Desde 2012, aproximadamente 1 milhão de pessoas tem se formalizado como microempreendedores a cada ano, segundo dados do Sebrae. Em 2015, foram 5,6 milhões de inscritos em todo o país e a expectativa é que esse número aumente mais em 2016, confirmando o dinamismo do setor.
A nova lei que autorizou os microempreendedores individuais a registrar o negócio em sua própria casa, sempre que não for exigida a existência de local próprio para o exercício da atividade, veio para ajudar.
A lei cria um ambiente mais propício para a formalização das empresas ao afastar qualquer possibilidade de conflito para a residência funcionar como sede do estabelecimento. Além disso, ao permitir que o MEI dispense o aluguel de um imóvel comercial, a lei reduz despesas, fazendo com que sobrem mais recursos para empreender.

Plano de Educação
O presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes Lima, profere hoje, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a palestra intitulada “Os Desafios do Plano Nacional de Educação”.
Fernandes Lima, graduado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Física pela Universidade de São Paulo, é professor aposentado da Universidade Federal de Sergipe, onde foi chefe do Departamento de Física e reitor por dois mandatos. Ele foi ainda diretor de Programas da Capes e secretário de Estado da Educação de Sergipe

Festival Guarnicê de Cinema
Vem aí o 39º Festival Guarnicê de Cinema, de 6 a 11 de junho, com 20 filmes, sendo 16 curtas e quatro longas, escolhidos pelos cinco curadores e especialistas. Aliás, já estão abertas até dia 29 de maio as inscrições para as oficinas do festival, em um total de seis, com temáticas variadas. As atividades serão realizadas em parceria com a “Novelo Filmes” e animadores convidados.

TRIVIAL VARIADO

Em ato assinado pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 11, o advogado Daniel Blume Pereira de Almeida foi reconduzido para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, no cargo de Juiz Substituto.

No post da página oficial da presidente no Facebook é dito que os senadores não conseguiram apontar o crime cometido por ela e o ato é classificado de “golpe” e “injustiça histórica”.
Uma tela sem título pintada em 1982 por Jean Michel-Basquiat (está entre as mais aguardadas de um leilão na atual temporada de vendas em Nova York) foi arrematada por US$ 57,3 milhões, cerca de R$ 198,8 milhões, na Christie’s, em Nova York.

Dia 18, na Casa da Indústria Albano Franco, a Fiema oferecerá a empresários maranhenses uma capacitação enfocando as normas regulamentadoras que
mais afetam a indústria
e como lidar com elas.

Será em junho o “Curso de Imersão em Lentes de Contato”, promovido pelo Departamento de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior, em sua sede, na Rua Rio Branco.

Que roubou a cena no Festival de Cannes foi a atriz Julia Roberts, que ao lado dos atores George Clonney e Jodie Foster, participou de uma longa sessão de fotos no segundo dia do evento.

DE RELANCE

Licitações e Contratos
Deverão ser disparados na próxima semana os convites para o lançamento do livro jurídico intitulado “Atualização em Licitações e Contratos Administrativos Segundo a Jurisprudência do Tribunal de Contas da União”, de autoria do advogado e procurador do Estado do Maranhão Miguel Ribeiro Pereira. O evento acontecerá no dia 2 de junho, às 19h, na Livraria Leitura do São Luís Shopping.

Poesias, contos e crônicas
Por falar em convites, já circulam os do lançamento das obras “Bailando nos Sonhos”, com poesias de Kalil Guimarães, e “Além da Esperança”, de Roberto Franklim Falcão da Costa, este segundo com poemas, contos e crônicas. Os dois serão apresentados na noite de 24 de maio, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

Ranking do sono
O Brasil é um dos países onde menos se dorme no mundo, segundo pesquisa global da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Conforme o estudo, apenas em Cingapura e no Japão as pessoas têm qualidade de sono pior do que a dos brasileiros. Nesses três países, a população dorme em média 7 horas e meia por noite. Os campeões da soneca são os holandeses, que dormem 8 horas e 12 minutos todas as noites.

Algumas escolhas
Acertando os detalhes finais de sua equipe ministerial, o vice-presidente Michel Temer barrou a sugestão de indicar um militar para comandar o Ministério da Defesa. Mantendo a tradição desde a criação do Ministério no governo FHC, o posto é dado a um civil. O Ministério do Esporte deverá ficar com um indicado do Estado do Rio de Janeiro e a realização da Olimpíada no Rio, claro, tem peso nessa escolha.

Negociação Fiscal
Devedores de tributos estaduais como IPVA e ICMS poderão negociar suas dívidas no “Mutirão de Negociação Fiscal”. O evento será realizado de 16 a 18 de maio, no Shopping da Ilha, por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Maranhão e o governo estadual. No evento, os contribuintes (com processos de execução fiscal na Justiça ou dívidas ainda não judicializadas) poderão quitar o débito ou fazer acordo de parcelamento.

Dia dos Namorados
A Calvin Klein, com loja no São Luís Shopping, elevará a temperatura no Dia dos Namorados. A marca, inspirada na campanha global “Eu amo com #mycalvins”, tem peças ousadas e cheias de inovações. Para as mulheres, há os jeans e itens em suede e couro, que contam com zíperes e tachas à mostra para destacar o lado sexy de todas elas. Para eles, vale apostar em roupas com visual rebelde com as maxi t-shirts e os jeans com cortes desleixados ou destroyed, além de peças em malha e neoprene.

Para refletir com Albert Camus:
“Não ser amado é falta de sorte, mas não amar é a própria infelicidade”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.