Dança

Espetáculo "Réquiem para Dois" será apresentado no João do Vale

A montagem da Cia. de Intérpretes Independentes será apresentada nesta quarta-feira, às 19h, dentro da programação do projeto Sesc Amazônia das Artes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Momento do espetáculo de dança
Momento do espetáculo de dança (Requiem)

O espetáculo de dança “Réquiem para Dois”, da Cia de Intérpretes Independentes, será apresentado nesta quarta-feira, 11, no Teatro João do Vale, dentro da programação da nona edição do Sesc Amazônia das Artes, com entrada gratuita em todos os espetáculos. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes na bilheteria do local. A programação segue até o dia 18 de maio, com atrações culturais dos nove estados da Amazônia Legal e do Piauí, reunindo obras artísticas de dança, teatro, música e cinema.

O espetáculo coreografado com matrizes da dança contemporânea aborda o tema “vida e morte”, com foco na utopia da imortalidade humana e na ilusão do homem de que é eterno. As inquietações que envolvem a temática são exploradas pelos dois atores-bailarinos, Anna Raphaella Costa e Ricardo Risuenho, em movimentos corporais que evidenciam os membros superiores como objeto de estudo da companhia.

A não aceitação do término do ciclo de vida é o questionamento que fundamenta a composição cênica. A cenografia do espetáculo composta por duas cadeiras de madeira e uma área de barro com flores, revela em signos arbitrários o ponto de vista humana para esse ciclo natural da vida, enfatizando a dificuldade em aceitar a perda, não de quem vai, mas de quem fica.

A Cia de Intérpretes Independentes surgiu em 2003 e trabalha com o conceito de uma dança que cria um espaço virtual por meio do corpo com movimentos simples e/ou complexos, principalmente dos membros superiores, criados a partir da intencionalidade da cena e de todos os outros elementos da encenação, como: figurino, cenografia, iluminação, música etc, de acordo com a dinâmica de um projeto orientado para uma audiência.

Sesc Amazônia das Artes

O Sesc Amazônia das Artes se confirma a cada nova edição como um espaço de circulação da produção cultural da região Amazônica, oportunizando o acesso a bens culturais por meio do estímulo, difusão e intercâmbio de produtos artístico-culturais, que valorizam a diversidade das linguagens e de propostas. O evento objetiva disseminar e enaltecer as produções culturais idealizadas por artistas oriundos dos nove estados que integram a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins) e do estado do Piauí, convidado em virtude de sua proximidade geográfica e identificação com o cenário sociocultural.

Em 2016, o projeto completa nove anos promovendo, além de intercâmbio entre arte e cultura, o diálogo acerca da carência de políticas públicas indispensáveis para atenuar necessidades básicas do cidadão. Seja com obras cinematográficas, espetáculos teatrais ou de dança, as produções regionais são o foco da Mostra, que permite a troca de experiências entre público e artista de todas as regionais e também o cultivo de valores como a liberdade, autonomia, solidariedade, responsabilidade social e o autoconhecimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.