Campanha

Mais de 180 mil serão vacinados contra gripe neste sábado, em SL

Para garantir que a cobertura vacinal seja alcançada neste dia de mobilização nacional, a campanha contará com um reforço

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Doses da vacina contra a gripe já estão nos postos para a imunização
Doses da vacina contra a gripe já estão nos postos para a imunização (Vacina)

Começa neste sábado a campanha de imunização contra o vírus Influenza A (H1N1), causador da Gripe Tipo A, considerada o tipo mais grave da doença. Em São Luís, hoje, o Dia D da campanha, Dia Nacional de Mobilização, conta com vacinação em 63 postos de saúde e 96 postos volantes montados em shoppings e outros pontos estratégicos.

A campanha segue até o dia 20 de maio. Em São Luís, foi estipulado como meta de vacinação o público de 189.314 indivíduos. Fazem parte dos grupos prioritários as pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

São Luís
O Município deve vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde. Em São Luís, por exemplo, o grupo formado por idosos é composto por 79.874 indivíduos. A meta de vacinação é de 63.899 doses aplicadas para esse grupo.

Para garantir que a cobertura vacinal seja alcançada, no dia de mobilização nacional, a campanha contará com um reforço. Além dos postos de saúde dos bairros, postos volantes serão montados em vários pontos. No total, 1.690 profissionais irão trabalhar neste sábado para garantir a imunização da maior quantidade possível de pessoas.

Segundo a enfermeira Charlene Luso, da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), São Luís já recebeu do Ministério da Saúde cerca de 40% do total de doses para a campanha. Nas próximas semanas, novos lotes serão enviados à capital para reabastecer os postos.

Imunização
Ainda de acordo com a enfermeira, a campanha foi organizada levando em consideração todos os detalhes. Mas o sucesso da mesma depende principalmente do apoio da população. Por isso, a importância de as pessoas que estão nos grupos prioritários irem até os postos a partir de hoje.

Ela lembra que a vacina é segura e protege contra três tipos de vírus. “A vacina é contraindicada apenas em casos em que as pessoas já tiveram alguma reação anafilática em alguma vacinação anterior ou se a pessoa tiver alergia grave a ovo”, frisou.

Atenção!

  • Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro; o mesmo se aplica aos casos de zika e chikungunya;
  • As pessoas com alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina Influenza mediante adoção de medidas de segurança. Recomenda-se observar o indivíduo vacinado, pelo menos, por período de 30 minutos em ambiente com condições de atendimento de reações anafiláticas;
  • Em caso de síndrome de Guillain-Barré (SGB), no período de até seis semanas após uma dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa antes de administrar nova dose.

Grupos prioritários da campanha em São Luís (Meta)
Crianças de 6m < 5 anos – 69.954
Gestantes – 12.401
Puérperas – 2.039
Trabalhadores da Saúde – 25.046
Idosos (a partir de 60 anos) – 79.874
Doenças crônicas – 12.353

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.