Dia D

Começa a campanha de vacinação contra o H1N1

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Começou neste sábado, 30, em São Luís, e em todo o Brasil, a campanha nacional de imunização contra a o vírus influenza A (H1N1), causador da Gripe Tipo A, considerado o mais grave da doença, que pode ocasionar síndrome aguda respiratória grave e até a morte. De acordo com a secretaria municipal de saúde, Helene Dualibe, o momento é para que as pessoas busquem os postos e se imunizem para evitar maiores complicações, principalmente aquelas que estão dentro do chamado grupo prioritário.

Na capital maranhense, a estimativa é de que 201.667 pessoas sejam vacinadas até 20 de maio, data de encerramento da campanha. Fazem parte do grupo do grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. A vacina da Influenza (gripe) protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B.

Durante todo este sábado, cerca de 180 pontos de vacinação estarão funcionando no dia da mobilização, entre postos de saúde e postos volantes, que serão instalados para atender aos grupos prioritários. Mais de 1.600 profissionais estão envolvidos em toda São Luís.

Quem faz parte do grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e está sem condições físicas de locomoção pode pedir para ser vacinado em casa. Basta que alguém comunique ao posto de saúde mais próximo da residência do paciente, e uma equipe será destacada para fazer a imunização em domicílio.

Maranhão

A meta em todo o estado do Maranhão é vacinar pelo menos 80% da população prioritária, que é de 1.520.052 pessoas. São ao todo, 563.972 crianças, 112.053 trabalhadores de saúde, 87.656 gestantes, 14.404 puérperas, 32.896 indígenas, 579.919 idosos, 129.194 portadores de doenças crônicas e 7.834 da população prisional.

A coordenadora do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Helena Almeida, informou que no Maranhão em 2015 foi registado um caso de Influenza tipo H3N2 que evoluiu para óbito e dois casos confirmados de Influenza tipo B. “Nos últimos dois anos não foram registrados nenhum caso de H1N1”, garantiu.

Sintomas e tratamentos

A gripe - tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B - tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo. É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. Um deles é o Oseltamivir (mais conhecido pela marca Tamiflu), distribuído pela rede pública para hospitais e unidades básicas de saúde.

Trata-se de um antiviral específico contra o vírus Influenza, indicado para pessoas com maior risco de desenvolver complicações. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.