Sobre duas rodas

Motos já são mais da metade da frota do estado

Em apenas três cidades o número de carros supera o de motocicletas, São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Em 2015, mais de 30 mil novas motos entraram em  circulação
Em 2015, mais de 30 mil novas motos entraram em circulação (Motos)

A frota do Maranhão está prestes a chegar à mar­ca de 1,5 milhão de veículos, segundo da­dos do Departamento Estadual de Trân­sito do Maranhão (Detran). E as motocicletas representam a maioria dos veículos em circulação no estado: são 51,09% do total. E a preferência dos maranhenses pelas duas rodas fica clara em 98,61% dos 217 municípios. Em apenas três cidades o número de carros supera o de motos - São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, todas da Região Metropolitana da capital.
Em 2012, um relatório do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já apontava o Maranhão como o estado brasileiro com o maior percentual proporcional de motocicletas em circulação em relação à proporção do país. Nesse ano, no Maranhão, essa proporção chegava a 49,57% do total da frota de veículos.
O crescimento da frota de motocicletas está diretamente ligado à facilidade de crédito que o brasileiro viveu nos últimos anos e ao aumento do salário mínimo, que deram um impulso para que várias famílias passassem a utilizar a moto como meio de transporte principal. Outro motivo é a praticidade de deslocamento em comparação aos carros de passeio. Com a moto, o condutor pode deslocar-se mais facilmente entre carros, evitando ficar preso em longas filas que se formam em avenidas.
Dados do Detran mostram que pelo menos desde 2007 as motocicletas representam a maioria dos veículos novos que entraram em circulação no estado. Somente de janeiro a março de 2016, 3.251 novos veículos chegaram às ruas e avenidas do Maranhão. A maioria, 41,06%, foram motocicletas. No ano de 2015, mais de 30 mil novas motos entraram em circulação.

Maioria no estado
Em 214 dos 217 municípios maranhenses, o número de motocicletas ultrapassa a quantidade de carros. Imperatriz é a cidade com a maior frota de motos em comparação à de carros. Caxias aparece em segundo lugar no ranking, seguida de Timon e Balsas. Codó aparece em quinto lugar no ranking das cidades onde há mais motos que carros e com uma peculiaridade. Além da frota de motocicletas ser maior, a de automóveis é apenas a terceira da ci­dade, representando apenas 9,49% do total de veículos que circulam pelo município. Com 3.949 veículos, a frota de motonetas supera a de carros, que é de 2.845 veículos.
Os únicos três municípios em que a frota de carros é maior que a de motos ficam na Região Metropolitana de São Luís. Além da capital, São José de Ribamar e Paço do Lumiar têm mais automóveis. São Luís é a maior frota do estado, representando 24,70 de todo o estado. A capital tem ainda a maior frota de motocicletas: quase 94 mil. De cada quatro veículos que trafegam pelas ruas e avenidas da capital, um é motocicleta. Comparando as duas frotas, as motocicletas representam 48,62% do total de carros de São Luís.
Em São José de Ribamar, a diferença entre as duas frotas é mínima. São apenas 184 carros a mais que motos. Em Paço do Lumiar, a frota de motocicletas é 35,58 do total. Em Raposa, quarta cidade que forma a região metropolitana, a frota de motocicletas é 49,94% do total, e os carros representam 26,29% dos veículos em circulação na cidade com menor frota da Ilha: 4.115 veículos.

Acidentes
O artigo 57 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro quando diz que as motocicletas devem ser conduzidas sempre pela faixa da direita, sendo proibida sua circulação nas faixas de trânsito rápido ou então sobre as calçadas das vias urbanas. No entanto, é observado no dia a dia do trânsito ludovicense o desrespeito dessas normas, favorecendo o registro de acidentes, que muitas vezes podem trazer consequências irreversíveis. Entre outras infrações comuns cometidas por motociclistas, estão avançar sinal vermelho, andar pela calçada ou acostamento e transitar em alta velocidade. Tais irregularidades colocam em risco não apenas a vida dos condutores, mas a de outras pessoas, como os pedestres, por exemplo, que utilizam as vias públicas.
No trânsito, os motociclistas estão mais expostos e, em uma eventual colisão, eles são os mais lesionados. As consequências de um acidente dessa natureza muitas vezes podem trazer danos irreparáveis para esses condutores e vão desde uma fratura até um politraumatismo. Tudo isso sem contar o tempo de recuperação das pessoas que sofrem com esses acidentes.
Segundo o levantamento da Seguradora Líder-DPVAT, a motocicleta foi o veículo com o maior número de indenizações de janeiro a dezembro de 2015. Apesar de representar apenas 27% da frota nacional, concentrou 76% das indenizações. Das indenizações pagas no período para acidentes com motocicletas, 83% foram para invalidez permanente e 4% para morte.
Conforme boletim estatístico da Seguradora Líder-DPVAT, a Região Nordeste foi a segunda com maior número de pagamentos de indenizações por morte. O Maranhão aparece como o 4º estado nordestino em total de remunerações. Já quando se trata de pagamentos de indenizações sobre invalidez permanente, o Maranhão aparece na terceira colocação. Já entre as remunerações por Despesas de assistência médica e suplementares (DAMS), o estado é o sexto. As indenizações por invalidez permanente foram o principal tipo pago no estado. Em comparação com o ano de 2014, foram pagas 31% menos indenizações pelo Seguro DPVAT em 2015. A maior redução foi no pagamento de despesas de assistência médica e suplementares.

Cuidados ao conduzir motocicleta
O motorista e o passageiro devem sempre usar o capacete, com a viseira abaixada
Evite transitar no corredor formado por duas filas paralelas de veículos
Procure sempre a faixa da direita
Não faça ultrapassagens nas curvas
Mantenha-­se sempre visível
Respeite os limites de velocidade
Faça a manutenção do seu veículo periodicamente

As 10 maiores frotas de motocicleta do Maranhão em comparação às de carro
Imperatriz - 53438 motos
Caxias - 30862 motos
Timon - 26022 motos
Balsas - 23062 motos
Codó - 21226 motos
Bacabal - 20824 motos
Barra do Corda - 17648 motos
Açailândia - 16682 motos
Santa Inês - 14668 motos
Pinheiro - 12307 motos

Número
760.082
é a frota de motos do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.