Das 10 lojas da Insinuante no Maranhão, quatro fecharam as portas em São Luís, como resultado da junção da marca Ricardo Eletro com essa bandeira e também a City Lar. O processo de unificação foi iniciado em março pelo Grupo Máquina de Vendas, terceira maior rede de varejo de eletroeletrônicos do país, que detém ainda as empresas Eletro Shopping e Salfer.
Quando anunciou a unificação das marcas, o Grupo Máquina de Vendas afirmou que não teria impacto em fechamento de lojas. “Os ganhos são em comunicação, logística e poder de negociação”, informou à época a empresa. Mas, diferentemente do que foi afirmado, foram fechadas lojas na capital maranhense - unidades no Bequimão, João Paulo, Forquilha e Centro.
O Grupo Máquina de Vendas foi procurado para falar sobre o assunto, mas não se manifestou. Porém, extraoficialmente, teria pesado na decisão a sobreposição de lojas Insinuante e City Lar na mesma rua ou avenida e também o desempenho operacional das unidades.
O presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de São Luís (Sindcomerciários), Osvaldo Miller, mostrou-se preocupado com essa situação, uma vez que o fechamento de lojas impacta na economia e principalmente desemprega dezenas de trabalhadores.
Fusão
De acordo com a estratégia adotada pela Máquina de Vendas, a marca Ricardo Eletro vai gradualmente substituindo as fachadas das demais bandeiras do Grupo, como é comum em casos de fusão.
Com a unificação, a Ricardo Eletro será a bandeira com o maior número de lojas do varejo de eletroeletrônicos do país, com quase 1.000 pontos de venda distribuídos em 23 estados e no Distrito Federal.
O CEO do Grupo Máquina de Vendas e fundador da Ricardo Eletro, Ricardo Nunes, disse que a característica regional continuará regendo a atuação da companhia. “Vamos manter essa cultura de mix de produto, o atendimento e as ofertas serão customizadas para agradar a todos os perfis de clientes onde quer que eles estejam”, destacou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.