Mais uma reviravolta

Justiça suspende resultado do Carnaval 2016

Com a decisão, expedida nesta segunda-feira, a Turma do Quinto e Favela do Samba têm suas vitórias deste ano ameaçadas; mérito ainda será julgado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

A 3ª Vara da Fazenda Pública, por meio do juiz Sebastião Bonfim, suspendeu liminarmente nesta segunda-feira, 11, por meio de decisão liminar, o resultado final dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de São Luís deste ano. A medida atendeu à ação, impetrada pela Flor do Samba e limita temporariamente os efeitos da vitória das escolas Turma do Quinto e Favela do Samba.

Além de suspender os efeitos da vitória, o magistrado também determinou que a Prefeitura de São Luís não efetue o pagamento das premiações dos supostos vencedores da disputa, até o julgamento do mérito da questão. Segundo o magistrado, "o pagamento do prêmio do concurso de Escolas de Samba ano 2016" está suspenso "até o julgamento da presente demanda", definiu.

A decisão foi comemorada pela direção da Flor do Samba – que obteve pontuação máxima na apuração do Carnaval (270 pontos) mas perdeu de oito pontos, sob a alegação de ter iniciado o desfile fora do horário estabelecido em regulamento. “ Foi feita justiça, finalmente. Toda a imprensa e opinião pública sabem que a Flor [do Samba] foi a legítima campeã do Carnaval deste ano”, disse o presidente da Flor do Samba, Luís César Maia.

Até o momento, a Liga Independente das Escolas de Samba do Maranhão (Liesma) não se pronunciou sobre o que fará, após a suspensão dos efeitos da apuração. Nenhum representante da Liesma foi encontrado para falar sobre o tema. À época da divulgação dos resultados do Carnaval, o presidente da Liesma, Itamilson Correia Lima, afirmou que a perda dos pontos à Flor do Samba atendia ao regulamento da competição.

No dia 10 de fevereiro, em disputa acirrada, a Turma do Quinto foi considerada inicialmente a campeã do Carnaval 2016. Dias depois, em reunião realizada no Parque Folclórico da Vila Palmeira, a Favela do Samba também foi aclamada vencedora. Já a Flor teve recurso impetrado junto à Liesma negado, em votação com representantes das demais agremiações.

O Estado não conseguiu localizar nenhum representante das escolas Favela do Samba e Turma do Quinto para se posicionar sobre o assunto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.