Reviravolta

Favela aclamada campeã do Carnaval de São Luís, ao lado da Turma do Quinto

Escola teve recurso analisado em fórum da Liesma, na noite de ontem, no Parque Folclórico da Vila Palmeira; pedido da Flor de retirada de punição foi negado

Thiago Bastos/O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Carro alegórico da Favela do Samba, que foi aclamada campeã, após análise de recurso pela Liesma
Carro alegórico da Favela do Samba, que foi aclamada campeã, após análise de recurso pela Liesma (Favela)

Thiago Bastos
Da equipe de O Estado

Em fórum realizado cinco dias após a apuração oficial, ocorrida na Quarta-Feira de Cinzas, dia 10, a Liga das Escolas de Samba do Maranhão (Liesma) decidiu aclamar a Favela do Samba campeã do Carnaval 2016, juntamente com a Turma do Quinto. A mudança no resultado ocorreu em virtude de recurso, apreciado ontem, em reunião com representantes das agremiações no Parque Folclórico da Vila Palmeira, em São Luís.

No mesmo encontro, a Flor do Samba, que também interpelou recurso contestando a punição recebia que descontou oito pontos da agremiação, teve o pedido negado. Caso o recurso tivesse sido aceito, a escola – que recebeu notas 10 em todos os quesitos analisados pelos jurados – seria a campeã isolada.

Quanto à Favela, a escola alegou, no recurso, que, pelo fato de uma das notas do quesito Evolução e Conjunto ter sido atribuída por outro critério, não estabelecido em regulamento e por omissão de uma das juradas, os critérios de desempate não deveriam ser considerados. Ou seja, valeria apenas a pontuação adquirida com a soma de todas as notas nos 10 quesitos.


Resultado
Por oito votos a um (apenas a Império Serrano votou contrária ao recur­so), o pedido da Favela foi aceito e, como terminou empatada em pontos com o Quinto (268,5 cada uma), a Liesma optou por considerar as duas escolas campeãs.

De acordo com o presidente da Liesma, Itamilson Correia Lima, nes­te caso fez-se justiça à própria omissão do regulamento. “Como não tínhamos como prever esta situação, ficou-se acordado que inicialmente valeria a maior nota dada no quesito, em virtude da não dada pela jurada. Como o critério que levou a este fato foi justamente o que decidiu o Carnaval, decidimos por bem, neste caso, não considerar os critérios de desempate”, disse.

Já a Flor alegou, em sua defesa, que somente entrou atrasada na passarela porque dois guinchos da Prefeitura de São Luís “teriam atrapalhado” a passagem de alas e carros alegóricos. A informação foi contestada por alguns representantes de escolas presentes à reunião. “O meu abre-alas tinha cinco anjos enormes e tivemos dificuldades para passar por um fio de alta-tensão na passarela, mas nem por isso atrasamos o desfile”, contestou o presidente do Quinto, Nelson Costa.

Por seis votos a três (apenas Unidos de Fátima, Mocidade Independente da Ilha e Flor do Samba votaram a favor do recurso), a Flor do Samba teve o recurso negado e manteve-se com a mesma pontuação. (neste caso, 262 pontos). “Temos que respeitar a decisão da maioria, mas a nossa escola se sente profundamente injustiçada”, disse o vice-presidente da Flor, André Campos.

RESULTADO

Como estava na quarta, dia 10-02

1 – Turma do Quinto – 268.5 pontos*

2 – Favela do Samba – 268.5 pontos

3 – Turma de Mangueira – 266.8 pontos

4 – Marambaia – 266.3 pontos

5 – Império Serrano – 265.3 pontos

6 – Flor do Samba – 262 pontos

7 – Terrestre do Samba – 257.7 pontos

8 – Túnel do Sacavém – 251.6 pontos

9- Unidos de Fátima – 251.6 pontos

10 – Mocidade Independente da Ilha – 240 pontos

- Campeã apenas no critério Evolução e Conjunto

Como ficou após o recurso, ontem, 15

1 – Turma do Quinto e Favela do Samba – 268.5 pontos*

2 – Turma de Mangueira – 266.8 pontos

3 – Marambaia – 266.3 pontos

4 – Império Serrano – 265.3 pontos

5 – Flor do Samba – 262 pontos

6 – Terrestre do Samba – 257.7 pontos

7 – Túnel do Sacavém – 251.6 pontos

8- Unidos de Fátima – 251.6 pontos

9 – Mocidade Independente da Ilha – 240 pontos

- Sem a consideração dos critérios de desempate

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.