Desafio

Maranhenses superam desafios na Indomit Ultra-Trail São Paulo

Anderson Nogueira e Fernando Aragão encaram desafios do Indomit Ultra-Trail São Paulo, na cidade de São Bento do Sapucaí (SP)

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Anderson Nogueira durante competição na Serra da Mantiqueira
Anderson Nogueira durante competição na Serra da Mantiqueira

Viver de desafios e desbravar os mais belos cenários do Brasil por meio do esporte, são propósitos dos amigos maranhenses Anderson Nogueira e Fernando Aragão, ambos atletas da Equipe Bee Sports. No último fim de semana, a dupla enfrentou mais uma prova de tirar o fôlego, subiram a quase 1.700 metros de altitude para encarar os desafios do Indomit Ultra-Trail São Paulo, na cidade de São Bento do Sapucaí-SP.

A prova, considerada uma das mais técnicas e difíceis da cena trail run no Brasil, teve como palco principal a região da serra da Mantiqueira, com visual perfeito da pedra do baú, entre as cidades de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí. O atleta Anderson Nogueira enfrentou os desafios da prova na Ultramaratona de 50k, enquanto o amigo, Fernando Aragão, precisou de pouco mais de 3h49 para completar os 21K. Para o atleta Anderson, a prova foi bem mais complicada do que ele imaginava: "Foi difícil chegar até o final. Eu fiz a prova em pouco mais de 10 horas, sofri muito com as cãibras e com o calor que fazia, devido às quedas me machuquei bastante, arranhei as mãos, os dedos e ainda machuquei o meu quadril, isso me gerou uma enorme perda de tempo, mas mesmo assim continuei até o final, tinha certeza que estava preparado para tudo, não ia desistir".

O clima também foi outro agravante. Ao longo do dia, a temperatura foi subindo e o sol apareceu para esquentar ainda mais o clima da prova. "Fez muito calor durante a prova, mesmo em cima da montanha que é um local frio, mas mesmo assim superei as dificuldades físicas por conta das lesões que me atormentavam e o calor, cheguei bem e me senti à vontade na prova dos 21K", destacou o atleta Fernando Aragão.

Com um desnível total de quase 6 mil metros, os atletas que competiram na Ultramaratona sofreram bastante, já que tiveram de subir por duas vezes a quase 1.750 metros, com uma temperatura beirando os 35 graus. "As subidas e descidas exigiram muito dos atletas. Quem não estava bem preparado desistiu, como vimos em vários momentos ao longo do percurso, mas estávamos bem focados e, mesmo com os problemas, conseguimos chegar até o final da prova", afirmou Anderson Nogueira.

Além de competir, a participação dos maranhenses teve outros objetivos, uma aproximação mais consolidada com a organização do Indomit para promover competições semelhantes em solo maranhense. “Antes de competir, estive em oportunidade jantando com o Juan Asef, diretor do Indomit, para tratar especificamente dessa parceria, e hoje temos uma boa relação, contudo estive tratando focado num futuro evento Indomit no Maranhão. Existe um sonho para fazer um Indomint nos Lençóis Maranhenses, mas isso é ainda um plano para 2017, ou quem sabe 2018" confidenciou Anderson Nogueira, que hoje comanda a Bee Sports.

Os filhos dos dois atletas também tiveram a oportunidade participar da competição, na modalidade Kids. Os pequenos Antônio Aragão Neto (7 anos) e Antônio Francisco Nogueira Neto (6), correram na categoria kids e terminaram a prova em primeiro e terceiro lugar, respectivamente.

Fernando Aragão, com o filho Antônio Aragão Neto, e Anderson Nogueira, com o filho Antonio Francisco
Fernando Aragão, com o filho Antônio Aragão Neto, e Anderson Nogueira, com o filho Antonio Francisco

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.