Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
A médica Márcia Teixeira, ao lado de seus colegas de profissão, no XIII Congresso Mundial de Medicina Estética, realizado no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro
A médica Márcia Teixeira, ao lado de seus colegas de profissão, no XIII Congresso Mundial de Medicina Estética, realizado no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro

Maranhão em rally
O Maranhão será representado na 22ª edição da competição ‘Baja Sae Brasil’, que desafiou estudantes de todo o país a conceberem um protótipo de veículo offroad, por 17 acadêmicos da Uema.
Os maranhenses trabalharam durante mais de um ano no projeto do “Vitasse” e agora vão experimentá-lo nas provas de rally em São José dos Campos.
A equipe Bumba meu Baja – formada de uma mescla entre estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção – já embarcou para a competição nacional, que começa hoje e vai até o dia 3 de abril. Participam da competição, 80 grupos de todo o país.

OAB e política
Com apoio de 25 secções estaduais, entre elas a do Maranhão, o presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, transformou a instituição em partido político, ao protocolar na Câmara Federal um novo pedido de impeachment de Dilma Rousseff, sabendo que já existia outro em andamento de autoria dos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal. O ativismo político de Lamachia ficou claro em seu discurso de posse, em Brasília.
A propósito: quanta diferença do saudoso ex-presidente Raimundo Faoro, que presidiu a entidade entre 1977 e 1979!
Faoro soube colocar a instituição a serviço da luta pelo restabelecimento do estado democrático de direito, contra a tortura e pela anistia dos presos políticos, sem jamais confundir-se com os movimentos que faziam oposição ao regime militar.

Meireles está em alta
Cotado para se tornar ministro em um provável Governo Temer, caso a presidente Dilma Rousseff sofre impeachment, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles acabar de lançar o Banco Original, do Grupo J&F. A instituição opera em uma plataforma totalmente online idealizada por Meirelles, com a intenção de permitir a realização de praticamente todas as transações bancárias pela internet, da abertura da conta até a transferência de valores.
Os saques serão feitos em caixa eletrônico 24 horas. A nova plataforma foi desenvolvida nos últimos três anos e custou R$ 600 milhões ao Grupo J&F, que também é dono da Friboi.

Gigantes do Samba
Os cantores Alexandre Pires, Luiz Carlos e Belo darão o ar da graça neste fim de semana em São Luís. Eles apresentarão o show da turnê “Gigantes do Samba II”, na casa de espetáculos musicais Batuque Brasil.
Cada um dos artistas cantará sucessos dos colegas de palco e, ao término, os três se reunirão para cantar as mais tocadas músicas de suas respectivas carreiras.
Em sua primeira fase, o projeto era composto pelas bandas “Raça Negra” e “Só Pra Contrariar”. Os shows foram vistos por mais de um milhão de pessoas, de norte a sul deste país.
Já nesta fase, a turnê é composta por 13 músicos, que acompanham os três vocalistas, facilitando a logística para deslocamento e atendendo a todas as expectativas dos fãs.

Mais manifestações
Grandes manifestações ocorrem hoje nas principais cidades brasileiras e no exterior, contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, inclusive em Paris, Cidade do México e Santiago do Chile.
O dia nacional de mobilização contra o golpe foi convocado pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo, organizações do movimento social que unificam forças em um contexto político de retrocessos.
Além dos atos que ocorrerão nas principais cidades do país, a expectativa é realizar uma grande marcha em Brasília, com a participação de delegações de todo o país.

Federal Music acontece
Abrindo alas para a temporada 2016 da Rabêlo Produções, esta firmou exitosa parceria com o 098 Lounge Club e o Kitaro Restaurante, e juntos realizarão, amanhã, a festa de lançamento da festa com a marca Federal Music, um dos maiores festivais de música eletrônica da América Latina, nascido na capital federal e que, atualmente, reúne público que chega a 50 mil pessoas em Brasília.

TRIVIAL VARIADO
Muitos maranhenses que compraram apartamento em Miami estão devolvendo os imóveis pela alta do dólar, despesas com condomínio e taxas elevadas.

Tem mais: pelo visto, só os milionários é que vão ter que explicar à Receita Federal como continuam no “dolce far niente” em terras americanas.
­A casa de bebidas Villa do Vinho estará servindo hoje à noite um Menu Degustação em cinco atos: duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa. Tudo ao som do Lounjazz.

Uma vez o PMDB fora do governo, a ordem é abrir as torneiras, tentar dividir os peemedebistas e distribuir favores aos demais partidos para tentar evitar o impeachment.

No Congresso já se discute abertamente uma estratégia para livrar Eduardo Cunha da cadeia. Ele renunciaria à presidência, mas teria o mandato e a imunidade (leia-se impunidade) assegurados. Com Cunha pode, com Lula não. Perderam a vergonha escancaradamente.

DE RELANCE

Faz vergonha
Quem, como este Repórter PH, tem quase meio século de profissão, só pode se envergonhar das informações dadas pelas revistas brasileiras, pelos comentaristas de televisão e pelos jornais de uma maneira geral sobre o atual momento brasileiro. Nunca se leu tantas mentiras. Digo isso porque nunca recebi um desmentido ou sequer um processo devido a uma notícia mentirosa ou indecorosa.

O pau vai comer
Passadas as festas de Natal e Ano Novo, o Carnaval, a Semana Santa, praticamente o ano vai começar na primeira semana de abril, que para T. S. Eliot “é o mais cruel dos meses”, assim como os julgamentos a serem efetuados. Todo mundo está de olho no comportamento dos juízes do Supremo Tribunal Federal e no dos parlamentares de cada estado da Federação. Juízo é bom e todos nós gostamos.

Forte vai virar museu
Eis um fato que merece ser festejado: o Forte de Santo Antônio, na Península da Ponta d´Areia, será restaurado e vai abrigar um museu sobre as embarcações tradicionais maranhenses. O prédio, construído no século XVII, é exemplar único da arquitetura militar em São Luís, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1975. O Forte teve como uso mais recente, a partir da década de 1990, a instalação do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros do Maranhão, mas atualmente está desocupado.

Patrocínios culturais
A Oi e o Oi Futuro anunciaram ontem o resultado da seleção do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Foram beneficiados 73 projetos de 11 estados brasileiros, nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, intermídia, dança, tecnologia e novas mídias, artes visuais, cultura popular e literatura. O Maranhão foi contemplado com os projetos Maranhão na Tela -10 Anos, Timon Junino 2016 e Bumba-Meu-Canto - 1º Festival de Sotaques.

Sebrae e Prêmio
Os finalistas do IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor já começam a chegar na capital maranhense com suas respectivas caravanas para participar, logo mais à noite, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, da solenidade de entrega da premiação. Disputam as oito categorias da premiação, 13 prefeitos, entre eles Edivaldo Holanda Júnior, de São Luís, e Juran Carvalho, de Presidente Dutra.

Esquisofrenia total
O ordenamento jurídico do Brasil está totalmente esquizofrênico. Proíbe, por exemplo, que um membro do Ministério Público seja ministro da Justiça, mas permite que um ministro da Suprema Corte seja sócio de uma entidade (Instituto Brasiliense de Direito Público) que realizou esta semana em Lisboa um seminário só para promover o PSDB. Ainda bem que o vice Michel Temer teve a prudência de não comparecer.

Vale refletir com Charles Darwin:
“Não sobrevive a espécie mais forte, mas a que se adapta à mudança”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.