Pesquisa

Acervo do Iphan sobre patrimônio histórico é aberto para pesquisa

O Iphan Maranhão possui um Centro de Documentação e Pesquisa com vasto acervo sobre o patrimônio histórico e artístico do Maranhão; local é aberto para a pesquisa do público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Acervo do Iphan é disponibilizado para pesquisas
Acervo do Iphan é disponibilizado para pesquisas (Acervo Iphan)

Documentos, fotografias e mapas que ajudam a contar a história sobre o patrimônio histórico e artístico do Maranhão compõem o acervo do Centro de Documentação e Pesquisa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão (Iphan-MA). Localizado na sede do órgão, na Praia Grande, é aberto de segunda à sexta-feira, de 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.

Criado em 1980, o Centro de Documentação e Pesquisa do Iphan- MA tinha como objetivo inicial servir de base de pesquisas para os técnicos do órgão, mas com o tempo, o espaço foi aberto para pesquisas. “O público que nos procura é diversificado, tendo inclusive nos nossos registros, muitos alunos de ensino médio”, explicou a responsável pelo Centro de Pesquisa, Ana Teresa Teixeira Nunes.

Acervo- O acervo encontra-se organizado, tratado e acondicionado dentro das indicações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conservação preventiva, sendo o seu acesso facilitado por meio de uma base de dados informatizados. São mais de 30 mil fotos, milhares de documentos oficiais, mapas, plantas arquitetônicas, cartazes, imagens digitais, além dos inventários de Bens Móveis e Integrados, Bens Imóveis e Sítios Urbanos e o Cadastramento de Sítios Arqueológicos.

Ele inclui uma biblioteca especializada em patrimônio cultural maranhense, que conta com mais de seis mil volumes, milhares de periódicos, folhetos e uma hemeroteca (com publicações de jornais, revistas e periódicos). O seu acervo variado contempla temas concentrados nas seguintes áreas: arquitetura, urbanismo, paisagismo, história, artes, patrimônio material e imaterial, turismo, folclore, cultura popular, museologia, arqueologia, antropologia e legislação cultural. “Através da manutenção permanente desse acervo e sua constante atualização, buscamos proteger o patrimônio e dar visibilidade aos locais de guarda da memória e a divulgação desse patrimônio para a população em geral”, disse o Superintendente do Iphan no Maranhão, Alfredo Costa.

Além da consulta local no Centro de Documentação e Pesquisa do Iphan-MA, também é possível encontrar muitas obras publicadas pelo Iphan à venda na biblioteca, como revistas, manuais técnicos, catálogos e livros.

Localização

Centro de Documentação e Pesquisa do Iphan Maranhão

Rua do Giz, 235, Centro

Telefone: (98) 3231-1295

Aberto de segunda a sexta (8h às 12h e das 14h às 18h)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.