Tradição

Malhação de Judas tem ponto alto neste sábado em São Luís

Tradicional brincadeira deve ser realizada em vários bairros, quando moradores fazem a “queima” do boneco, que representa o traidor de Cristo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Judas amanheceu na sexta-feira já amarrado em poste no João Paulo
Judas amanheceu na sexta-feira já amarrado em poste no João Paulo (Judas)

A tradição de malhar o Judas no sábado que antecede a Páscoa ainda é mantida em vários bairros de São Luís. A “queima” do boneco acontece no fim da tarde deste sábado, tradição que vem se perpetuando ao longo dos anos e que muitas pessoas fazem questão de preservar.

Segundo os escritos bíblicos, antes de se enforcar, Judas Iscariotes teria entregado Jesus para os soldados romanos, em troca de 30 moedas de prata. A brincadeira tem sido usada por comunidades para exporem seus protestos ou até mesmo homenagear carinhosamente algum conhecido.

Em diversos bairros, o Judas deve aparecer pendurado em algum poste na manhã deste sábado e para que no fim da tarde seja iniciado o ritual que compreende o julgamento e por fim, a malhação do boneco, que representa o traidor de Cristo.

Tradição
Mas em alguns locais, ainda na sexta-feira já foi possível observar o Judas pendurado em postes. Na Rua Agostinho Torres, no João Paulo, um dos mais tradicionais da capital maranhense por causa da efervescência cultural que existe na comunidade, o boneco foi confeccionado logo ontem.

Batizado de “Papai Preto”, o boneco foi confeccionado pelo flanelinha Manoel Oliveira Costa, de 32 anos de idade, em homenagem a um dos seus amigos. Ele foi feito de materiais reciclados que estavam no lixo e roupas antigas.

Ele afirmou também que há mais de 10 anos mantém a tradição de confeccionar o Judas nesse período para ser malhado no sábado. “Eu comecei a fazer por brincadeira e sempre faço uma homenagem a um dos meus amigos”, disse Manoel Oliveira. Em outros bairros da cidade como Madre Deus, Goiabal e localidades vizinhas, a tradição de malhar o boneco também está mantida.

Mais

A malhação de Judas ou queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos países sempre no Sábado de Aleluia para simbolizar a morte de Judas Iscariotes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.