SÃO LUÍS - Cinco internos fugiram, no início da tarde de ontem, de uma unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) em Paço do Lumiar (Região Metropolitana de São Luís). Os menores conseguiram escapar após terem feito um motim dentro da unidade. Até o fechamento desta edição, os jovens ainda não haviam sido recapturados.
A fuga aconteceu por volta de 14h30. De acordo com informações repassadas pelo subtenente Campos, coordenador de policiamento do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), os cinco jovens promoveram tumultos nas celas onde estavam e, com objetos pontiagudos, conseguiram render monitores e outros funcionários da Funac. Durante a fuga, um dos internos foi ferido e levado para a Unidade Mista do bairro do Maiobão, mas sem muita gravidade.
Dos cinco internos que fugiram, dois são de São Luís, dos bairros Aurora e Sol e Mar. Os outros são dos municípios de Pinheiro, Lago da Pedra e Açailândia, no interior do estado. A fuga foi registrada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e, logo em seguida, equipes do 13º BPM com o auxílio de outras unidades da Polícia Militar iniciaram as buscas pela região, mas até o fechamento desta edição os fugitivos ainda não haviam sido localizados.
Os adolescentes que fugiram estavam cumprindo as suas medidas socioeducativas por terem cometido, no passado, atos infracionais análogos aos crimes de homicídio e latrocínio. A unidade da Funac de Paço do Lumiar estava com um total de 28 internos e, após a fuga dos cinco jovens, ela está agora com 23 jovens.
O Governo do Estado foi procurado pela reportagem em busca de um posicionamento a respeito da fuga dos menores na unidade da Funac em Paço do Lumiar, mas até o fechamento desta página nenhuma resposta foi obtida.
Mais
Uma das últimas fugas em unidades da Funac foi registrada em maio do ano passado, quando seis adolescentes conseguiram escapar do Centro de Juventude Eldourado (unidade de internação masculina), localizado no bairro do Turu.
Na ocasião, os internos renderam os vigias e monitores de plantão com armas de fabricação caseira. Após algumas horas, os jovens foram localizados e conduzidos novamente para a unidade pela Polícia Militar (PM).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.