Arqueólogos

Arqueólogos encontram objetos que seriam de navio de Vasco da Gama

Esmeralda, navio da frota do explorador português, afundou em 1503; possível descoberta ocorreu na costa da ilha de Al Hallaniyat, em Omã

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Omã - Uma investigação arqueológica encontrou objetos que seriam do naufrágio de um dos navios que faziam parte da frota do explorador português Vasco da Gama.

Os arqueólogos acreditam que descobriram os restos do Esmeralda, um navio da frota do famoso explorador português. O Esmeralda afundou em uma tempestade em maio de 1503 na costa da ilha de Al Hallaniyat, na região de Dhofar, em Omã.

Segundo a imprensa portuguesa, a esquadra de Vasco da Gama fazia a segunda expedição para o Oriente, quando o Esmeralda afundou.

De acordo com o Ministério da Cultura de Omã, seria a mais antiga embarcação dos Descobrimentos Portugueses encontrada por arqueólogos.

Os destroços foram descobertos em 1998, mas só agora uma investigação arqueológica revelou mais detalhes sobre o navio afundado.

Os objetos encontrados no local do naufrágio, incluindo moedas raras, também ajudaram a determinar a nacionalidade e a data dos destroços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.