Acessibilidade

40% dos elevadores de ônibus estão em situação irregular

Veículo com problema perde o adesivo de acessibilidade, continua em circulação, tem 15 dias para se regularizar e, no fim do prazo, pode ser retirado da rua

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Cadeirante utiliza elevador para entrar em coletivo em São Luís
Cadeirante utiliza elevador para entrar em coletivo em São Luís (Elevador)

O funcionamento dos elevadores da frota do transporte urbano de São Luís está sendo fiscalizado pela Prefeitura de São Luís desde o início do mês. Até agora, 227 ônibus foram vistoriados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e desse total (que representa 25% da frota total do sistema de transporte coletivo da cidade) 40% apresentaram alguma irregularidade no funcionamento dos equipamentos. A Prefeitura está dando um prazo de 15 dias para que as empresas regularizem os veículos cujos elevadores estão com problemas.

De acordo com a SMTT, o principal problema apresentado pelos elevadores são falhas mecânicas. A ação, que já fiscalizou 25% da frota, é permanente e vistoriou veículos cujas linhas atendem comunidades como Santa Rosa, Turu, Cidade Operária, Cidade Olímpica, Área do Itaqui-Bacanga, Bequimão, Vila Palmeira, Campus, Jardim América e São Raimundo.

A medida visa garantir o direito de acessibilidade ao Sistema Integrado de Transportes de todas as pessoas com deficiências e portadoras de mobilidade reduzida.

LEIA TAMBÉM:

Empresas de ônibus de São Luís com problemas de acessibilidade serão multadas por falhas
Caso de cadeirante que teve acessibilidade negada em ônibus tem repercussão nacional
MP investigará caso de cadeirante maltratada em ônibus na capital


Dos 227 ônibus já fiscalizados, 91 apresentaram algum defeito no funcionamento dos elevadores, ou seja, 40% do total já vistoriado. Por causa disso, os veículos tiveram o selo de acessibilidade retirado, e receberam o selo C, que indica problema de funcionamento, mas ainda tem permissão para circular. A Prefeitura de São Luís estabelece o prazo de 15 dias para total recuperação da funcionalidade dos elevadores.

Após esse prazo, o veículo se apresenta na SMTT para nova vistoria. Se não estiver regularizado, o ônibus é tirado de circulação, a não ser que seja comprovado a falta da peça de reposição no mercado. Ainda segundo a SMTT, do total de veículos em que foram identificados problemas, uma média de 30% está regularizada e o restante está sendo providenciado. O não cumprimento do prazo previsto para a recuperação do elevador pela empresa responsável implica na retirada de circulação do ônibus e consequente apreensão do veículo ao pátio da SMTT para que sejam cumpridas as devidas exigências relativas à acessibilidade.

Intensificada
A fiscalização do funcionamento dos elevadores da frota do transporte urbano da capital foi intensificada pela Prefeitura, após um vídeo circular pelas redes sociais mostrando uma cadeirante passando por dificuldades para conseguir embarcar em um ônibus.

Maria de Jesus Costa Chaves teve de descer da sua cadeira de rodas e sair rastejando até um ônibus da linha Sol e Mar, porque o elevador do coletivo não funcionava. Maria de Jesus Costa Chaves também ficou indignada porque não teve ajuda do motorista e do cobrador para descer do ônibus. Maria de Jesus Costa teve problemas ainda em um ônibus que fazia a linha Cidade Olímpica/São Francisco, por causa de problemas no elevador do coletivo.

A fiscalização começou em fevereiro e não tem prazo para terminar. O trabalho é realizado em parceria com o Procon e a Associação dos Usuários de Transporte Público do Maranhão. A ação de fiscalização de funcionalidade dos elevadores dos ônibus da frota do Sistema Urbano Integrado de São Luís é realizada todo início da manhã pela comissão mista de fiscalização, nos pontos finais das linhas e na saída dos veículos, de acordo com cronograma.

NÚMEROS

874 veículos que compõem o sistema de transporte coletivo de São Luís
690 ônibus têm elevadores para acesso de pessoas com deficiência
227 coletivos já foram vistoriados
91 ônibus apresentaram algum tipo de problema nos elevadores
15 dias é o prazo para se regularizarem
760 mil é o total de usuários sistema de transporte coletivo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.