Desrespeito

Caso de cadeirante que teve acessibilidade negada em ônibus tem repercussão nacional

Maria de Jesus Costa Chaves participa do programa <i>Encontro</i>, na TV Globo, desta sexta-feira (29)

O Estado On-line

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

A situação de Maria de Jesus Costa Chaves, cadeirante que teve sua acessibilidade negada em um ônibus de São Luís, ganhou repercussão nacional. Depois que o vídeo gravado por ela teve grande repercussão nas redes sociais, a cadeirante foi convidada para contar a sua história no Programa Encontro, com Fátima Bernardes, exibido nesta sexta-feira (29), na TV Globo. Maria de Jesus teve sua acessibilidade negada e precisou jogar sua cadeira de rodas e sair rastejando do ônibus da linha Sol e Mar porque o elevador do coletivo não funcionava. Maria de Jesus também ficou indignada porque não teve ajuda do motorista e do cobrador para descer do ônibus.

Nesta sexta-feira, deputado estadual Wellington do Curso encaminhou a O Estado outro vídeo em que Maria de Jesus Costa aparece sendo impedida de subir em um ônibus, que fazia a linha Cidade Olímpica-São Francisco, por causa de problemas no elevador do coletivo. O vídeo foi gravado na última segunda-feira (25) por Hilk Sann, que ficou indignado com a situação.

Na terça-feira (2), será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa, para debater a questão da acessibilidade no Maranhão e propor soluções. A audiência terá representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, entre outros participantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.