Após polêmica

Empresas de ônibus de São Luís com problemas de acessibilidade serão multadas por falhas

Frota de transporte urbano da capital maranhense será alvo de fiscalização que ocorrerá nesta segunda-feira (1º)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Maria de Jesus teve sua acessibilidade negada e precisou jogar sua cadeira de rodas e sair rastejando do ônibus da linha Sol e Mar porque o elevador do coletivo não funcionava
Maria de Jesus teve sua acessibilidade negada e precisou jogar sua cadeira de rodas e sair rastejando do ônibus da linha Sol e Mar porque o elevador do coletivo não funcionava (cadeirante onibus)

SÃO LUÍS - A frota do transporte urbano de São Luís será fiscalizada nesta segunda-feira (1º) por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Após polêmica em que cadeirante passa por maus bocados ao tentar descer de um coletivo na capital, o órgão quer fazer um levantamento sobre a quantidade de veículos sem elevadores de acessibilidade ou que não estejam funcionando.

As equipes da SMTT vão se concentrar no ponto final dos coletivos para execução da vistoria. Em caso de identificação de irregularidade ou problema no funcionamento do elevador, o veículo deverá ser apreendido e a empresa, que será multada, vai ter 15 dias para realizar a adequação.

Leia também

MP investigará caso de cadeirante maltratada em ônibus na capital

Caso de cadeirante que teve acessibilidade negada em ônibus tem repercussão nacional

Na última semana, uma empresa foi multada por descumprimento das condições exigidas para a prestação do serviço contratado pela Prefeitura de São Luís. O veículo foi vistoriado pela órgão municipal e constatado o problema, houve a apreensão.

Segundo a Prefeitura de São Luís, o sistema de transporte público da capital conta com 874 ônibus e, do início de 2013 até agora, o percentual de ônibus adaptados com elevadores, que era de 50%, subiu para 79% da frota. Os coletivos circulam divididos em 168 linhas atendendo mais de 760 mil usuários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.