Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Retorna a sua terra natal em março, para merecidas férias, a maranhense Álefe Salles (foto), que atualmente desponta como modelo fotográfico na Índia, trabalhando para a agência Lá Creme Productions. Álefe já realizou diversos trabalhos na Ásia, fotografando para revistas, websites, catálogos, campanhas e também figurou em programas de TV e videoclipes
Retorna a sua terra natal em março, para merecidas férias, a maranhense Álefe Salles (foto), que atualmente desponta como modelo fotográfico na Índia, trabalhando para a agência Lá Creme Productions. Álefe já realizou diversos trabalhos na Ásia, fotografando para revistas, websites, catálogos, campanhas e também figurou em programas de TV e videoclipes

Oficinas recreativas
A Companhia Barrica deu início ao processo de formação de elenco para o São João 2016. Neste fim de semana (amanhã e domingo), terão início as oficinas recreativas juninas, das 17h às 21h.
Como a Casa Barrica está em reforma, as atividades serão realizadas, a partir de agora, na grande arena do Ceprama, na Madre Deus. Mas os interessados em compor o corpo de baile do Boizinho Barrica precisam se inscrever no local ou por meio do endereço de email ciabrrica@ciabarrica.com.br. Há 12 vagas em aberto.
Para o produtor José Pereira Godão, o São João é o período de maior importância para o grupo folclórico, pois foi com o bumba meu boi que tudo começou. Foi a partir daí que a companhia de teatro de rua por ele comandada despontou no cenário cultural maranhense e, posteriormente, agregou outros projetos musicais.

Teoria psicanalítica
A Delegação Geral da Escola Brasileira de Psicanálise dará início à nova etapa do Curso de Formação Teórica em Psicanálise, com início em 5 de março, sempre aos sábados, na Universidade Dom Bosco, no Renascença II. As inscrições estão abertas.
O curso apresentará, sinteticamente, os fundamentos do percurso do psicanalista francês Jacques Lacan, começando com as formulações sobre a fase do espelho. Proporcionará também uma análise da virada estruturalista, quando Lacan formaliza o registro simbólico e efetua o retorno a Freud. E conclui com a torção promovida pela experiência do real e pela abordagem topológica.

Nos Estados Unidos
As vendas residenciais internacionais nos Estados Unidos vêm crescendo desde março do ano passado, quando sofreram um aumento de 13% em relação ao ano anterior. As vendas internacionais são agora, aproximadamente, 8% do total do mercado imobiliário naquele país.
Os brasileiros representam uma significativa fatia, e os maranhenses estão inclusos, segundo a Florin Imóveis e Turismo, empresa recém-estabelecida nesta capital graças aos olhos de águia do empresário Marcus Fontoura.
Embora muitos imóveis comprados por estrangeiros sejam usados como residência principal, casas de veraneio e para locação são também importantes razões para uma compra.
De acordo com dados da Realtor, 61% dos compradores internacionais compraram residências unifamiliares individuais. Em um futuro previsível, espera-se que essa forte atividade de vendas internacionais continue refletindo o mercado imobiliário geral em todo o país.

Jurisprudência I
O novo presidente da Turma de Uniformização de Interpretação de Lei do Sistema de Juizados do Poder Judiciário é o desembargador Tyrone Silva, conforme designação do Plenário do Tribunal de Justiça do Maranhão. O magistrado terá mandato de dois anos na presidência do órgão.
A turma tem a atribuição institucional de solucionar divergências entre decisões proferidas pelas Turmas Recursais, em questões de direito material. Isso ocorre quando há recursos de advogados pedindo a uniformização de decisões.

Jurisprudência II
O órgão é composto pelos presidentes das Turmas Recursais, sob a presidência de um desembargador. As reuniões ocorrem sempre por convocação do seu presidente, do presidente do Conselho dos Juizados
ou por iniciativa da maioria absoluta dos juízes presidentes das Turmas Recursais.
As decisões da Turma de Uniformização são
publicadas no Diário de Justiça Eletrônico e comunicadas, por meio eletrônico, a todos os magistrados integrantes do Sistema dos Juizados Especiais.

Ministro desembarca em Sao Luís
Desembarca hoje em São Luís o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes. Vem ao Maranhão para ministrar a palestra “Governança Pública no Século XXI - O Desafio do Brasil”, às 10h, no Salão Nobre da Casa da Indústria Albano Franco, sede da Fiema. O ministro atende ao convite da Fiema e também do escritório de advocacia Yhury Sipaúba Advogados Associados, apoiados pelos sindicatos filiados à entidade: Sinduscon e Sincopem.

Declaração do IR
A Receita Federal liberou os programas para declarar e transmitir o Imposto de Renda 2016 (ano-base 2015). Há várias versões, conforme o sistema operacional do computador.
Os aplicativos para celular são outros e ainda não foram liberados. Para cada sistema operacional de computador, é preciso um programa para preencher a declaração e outro para transmiti-la (o Receitanet).

TRIVIAL VARIADO

Três cidades maranhenses foram contempladas com o tour da tocha olímpica: São Luís, Barreirinhas e Imperatriz. A primeira visita será na capital maranhense, no dia 12 de junho.

Membros do PMDB discutem a conveniência de apresentar um novo pedido de impeachment contra Dilma Rousseff. A chapa vai esquentar!

A cantora Anitta desembarcará em São Luís no dia 21 de abril, data em que apresentará um show na casa de espetáculos Batuque Brasil.

O Senado aprovou projeto que define normas para comercialização de planos de assistência funerária. O texto também estabelece regras para a fiscalização das empresas que atuam no setor.

A Ford acaba de anunciar uma linha de veículos com sistema de sensores eletrônicos que evitam os impactos de buracos e imperfeições no solo. Para uma cidade como São Luís seria uma maravilha.

DE RELANCE

Jovem Aprendiz
Os Correios estão aceitando inscrições para o Programa Jovem Aprendiz até o dia 13 de março. São oferecidas quase quatro mil vagas mais cadastro reserva. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas somente via internet. Para participar, o candidato deve ter entre 14 e 22 anos completos (exceto se pessoa com deficiência), estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental. No Maranhão, são oferecidas 36 vagas, distribuídas entres os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

Palestra no Fórum
O advogado e facilitador de abordagem sistêmica Guilherme Fernandes Souza Silva vai proferir, na tarde do dia 11 de março, no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa, palestra com enfoque na aplicação das leis sistêmicas e como elas podem contribuir para a conciliação e solução de conflitos que chegam ao Judiciário. O evento será direcionado a magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, universitários, servidores do Judiciário e demais órgãos do sistema de segurança e justiça.

Conferência na UFMA
Termina hoje, na Universidade Federal do Maranhão, a programação da VI Conferência Estadual dos Direitos Humanos, que discute os desafios e soluções para a equidade e garantia de direitos nos mais distintos segmentos sociais, como o público LGBT, pessoa idosa, pessoa com deficiência, criança e adolescente, mulher, juventude, igualdade racial e povos indígenas. O tema deste ano é “Desafios para a Construção do Sistema Estadual de Direitos Humanos”.

“Muito ruim”
Para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, é “muito ruim” o texto aprovado, pelo Senado, do projeto que prevê o fim da participação mínima de 30% da Petrobras na exploração do pré-sal. Pela proposta aprovada pelos senadores, a estatal passará a ter apenas o direito de preferência na escolha dos blocos. E a petrolífera terá até 30 dias para se pronunciar sobre os campos, após ser notificada pelo Conselho Nacional de Política Energética.

Wash Premium
A Mardisa Mercedes-Benz promoverá amanhã, às 9h, a terceira edição do Car Wash Premium, evento que terá uma série de ofertas em serviços, acessórios e promoções para os amantes da marca, além de música ao vivo e novidades. A Mardisa Mercedes Benz está localizada na Avenida dos Holandeses, no Calhau.

Demanda por gasolina
O crescimento da demanda por gasolina no Brasil vai desacelerar nos próximos seis anos. Pelo menos é o que prevê o relatório da Agência Internacional de Energia. Segundo o documento, de 6,3% ao ano no período anterior de seis anos, a alta da demanda ficará em 1% ao ano entre 2015 e 2021. De acordo com a AIE, o crescimento mais lento da frota de veículos e a estimativa de ganho de eficiência de aproximadamente 2% ao ano são as causas da retração.

Hora de refletir com Mário Quintana:
“A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.