Teatro

Cortejo cênico na rua

Cia. São Jorge de Variedades, de São Paulo, está em São Luís para apresentações e oficina e hoje apresenta, em Panaquatira, o espetáculo “São Jorge Menino”; programação vai até o dia 25

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
(teatro)

Desde ontem, até o dia 25, está em São Luís um dos mais expressivos grupos de teatro da cidade de São Paulo, a Cia. São Jorge de Variedades, em ações de apresentações e oficinas gratuitas. Comemorando 15 anos de existência, trata-se de uma experiência voltada para o público infantil e seus familiares. Hoje, às 19h, a atividade acontecerá na Associação do Boi de Panaquatira, em Panaquatira.

O espetáculo “São Jorge Menino” será apresentado em espaços abertos e acontece no formato de um grande cortejo cênico que se desenvolve no percurso de uma ponta à outra de uma “rua”. Em cima da concretude empoeirada da cidade, desenvolve-se a história e constrói-se uma rua poética.

A peça investiga o tempo/espaço dos rituais e das festas, numa manifestação artística onde a plateia interage diretamente na encenação celebrando o encontro. Crianças e seus familiares são também protagonistas da obra tanto quanto os artistas em cena. A montagem conta com dez atores e quatro músicos que regem a festa no intuito de transformar a encenação numa grande e gostosa brincadeira.

A direção geral é de Rogério Tarifa. A direção musical é de Lincoln Antonio. As composições são de Jonathan Silva e o cenário é assinado pelo Ateliê La Tintota e os figurinos por Anahí Santos. Todo o cenário e os figurinos são confeccionados com diferentes tipos de papéis. Já que no espetáculo são prestadas homenagens aos pintores Candido Portinari e Di Cavalcanti, a ideia é que esses corifeus junto com seu coro (público), literalmente pintem o cenário.

Como a encenação acontece em uma “rua” feita de papel, ela é construída diariamente junto com o público e ao final de cada apresentação temos uma rua diferente numa grande instalação construída por todos. Nessa via, as crianças conhecem os pintores Dica e Candinho, participam com os atores da apresentação e descobrem que o teatro é invenção de mundo, é jogo, é uma relação criativa com a vida.

O texto de Ilo Krugli, São Jorge Menino, conta a hist­­ória de Jorge, um menino de rua, que dorme em cima de uma estátua de São Jorge no momento de sua inauguração. Ao retirar os panos que cobrem a estátua, todos ficam em dúvida sobre o verdadeiro santo, o menino ou a estátua. E assim, Jorge começa a caminhar e a levar o público por uma verdadeira saga de São Jorge.

Já na saída, a grande mãe, a nossa mãe da rua, o batiza de São Jorge e o menino segue a sua trajetória por uma imensa rua de papel que surge aos olhos do público. Jorge conhece os pintores Candinho e Dica, que pintarão o futuro e o passado dentro do espetáculo, uma homenagem clara aos pintores Candido Portinari e Di Cavalcanti.

Serviço

O quê

Espetáculo São Jorge Menino

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Associação do Boi de Panaquatira, em Panaquatira

Programação

Hoje

Panaquatira (Balneário de São José de Ribamar)

Local : Associação do Boi de Panaquatira

Hora: 19h.

Dia 25

São Luis

Local: Casa do Maranhão (Praia Grande)

Hora: 18h.

Oficina: dias 24 e 25/02 de 9h às 12h

Local: Casarão Angelus Novus (Praia Grande)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.