Papa

Papa confirma viagem à Colômbia para acordo com as Farc

Francisco participará da assinatura de acordo de paz entre o governo e os guerrilheiros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51

Vaticano - O papa Francisco confirmou que viajará à Colômbia em 2017 para a assinatura do acordo de paz entre o governo de Bogotá e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informou a Rádio Vaticana.

Um acordo entre Bogotá e o grupo deveria ser assinado no final de março deste ano, mas diversas fontes já falaram que a data deve ser postergada. Se o prazo for seguido à risca, quando visitar a Colômbia o papa encontrará o acordo na fase de implementação.

A confirmação da viagem foi feita a jornalistas durante o voo que o levou a Cuba, onde realizaou sexta-feira,12, um encontro histórico com o patriarca de Moscou, Cirilo I.

Coincidentemente, Cuba abriga as negociações de paz das Farc com o governo de Juan Manuel Santos, iniciadas em 2012.

Valor simbólico

A ida de Francisco à Colômbia tem um grande valor simbólico, já que o líder católico teve um "papel significativo" no acordo de paz, após anos de negociações. No ano passado, Santos viajou ao Vaticano e confirmou que conversara com o papa sobre os diálogos. O presidente também expressou seu desejo de Francisco entrar nas conversas para dar um "respaldo" ao acordo entre as partes.

Segundo o presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, monsenhor Augusto Castro, a viagem papal poderá incluir Brasil, Chile e Argentina em 2017. O primeiro país foi visitado em 2013 por Francisco, logo após sua eleição. Mas o papa ainda não voltou à sua terra natal, Buenos Aires, desde que assumiu o cargo, em março de 2013.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.