Temperatura

São Luís tem registro de altas temperaturas

Situação é causada pelo fenômeno El Niño, responsável pela irregularidade das chuvas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
O uso de sombrinhas aumentou na capital, em razão do forte calor
O uso de sombrinhas aumentou na capital, em razão do forte calor (Sol)

Os termômetros marcam por volta de 33ºC, mas a sensação térmica é de aproximadamente 37ºC. Em São Luís, a alta temperatura e o calor, mesmo dentro da estação considerado como chuvosa, são considerados normais e devem-se principalmente à irregularidade deste pe­­­ríodo, na capital maranhense.

De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), os veranicos – que são dias consecutivos sem chuva dentro do período chuvoso – estão acontecendo por causa do fenômeno conhecido como El Niño, que está provocando a irregularida­de das precipitações na Região Nordeste do país. Como consequência, as chuvas ficam abaixo da média esperada.

Os números do Núcleo de Meteorologia atestam essa situação. Em janeiro choveu somente 96 milímetros, quando o volume esperado pa­ra esse período era de 224,2 milímetros. Ou seja, choveu menos da metade do que era esperado.

De acordo com a meteorologista Andréa Cerqueira, entre o fim de janeiro e começo de fevereiro, quando foram registradas fortes chuvas na capital, a cidade estava sobre a influência de um sistema meteorológico identificado como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Como esse sistema já se dissipou, as chuvas que aconteciam frequentemente cessaram e há o registro de altas temperaturas.

Mesmo assim, ela explicou que chuvas nesse período de alta temperatura são normais. “Com o calor, existe a possibilidade de serem formadas nuvens carregadas e ocorrerem chuvas em partes isoladas da cidade”, destacou.

Próximos
Para os meses de março e abril, a previsão do núcleo é de que as chuvas se intensifiquem, uma vez que nesses períodos são esperados os maiores volumes, superiores a 400 milímetros.

Apesar dessa intensificação, chuvas abaixo do esperado continuam sendo previstas para os próximos meses, não apenas em São Luís, mas em todo o estado. Elas ocorrerão, porém, em curtos períodos de tem­po e em áreas isoladas. As chuvas fortes e rápidas podem vir acompanhadas de trovoadas e ventos fortes, o que pode provocar transtornos principalmente em áreas urbanas.

Especificamente em São Luís, haverá a influência ainda de outro sistema meteorológico chamado de Zona de Convergência Intertropical que causará as chuvas, mas a previsão é que ele aja com uma fraca atuação, o que implica dizer que as chuvas nesse período também ficaram abaixo da média esperada.

SAIBA MAIS

Volume de chuva esperado para mês do ano (em milímetros)

Janeiro: 244,2 (período de transição: estação seca para a chuvosa)
Fevereiro: 373 (período chuvoso)
Março: 428 (período chuvoso)
Abril: 475,9 (período chuvoso)
Maio: 316,5 (período chuvoso)
Junho: 173,3 (período de transição: estação chuvosa para a seca)
Julho: 131,1 (período de transição: estação chuvosa para a seca)
Agosto: 29,4 (estação seca)
Setembro: 23,3 (estação seca)
Outubro: 7,6 (estação seca)
Novembro: 10,5 (estação seca)
Dezembro: 77,4 (período de transição: estação seca para a chuvosa)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.