Doenças

Agentes de saúde agora poderão entrar à força em imóveis

Medida deverá ser adotada no Maranhão e no resto do país; Brasil está em alerta por causa da propagação de casos de microcefalia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
Agentes de saúde poderão entrar em imóveis públicos e particulares em caso de abandono
Agentes de saúde poderão entrar em imóveis públicos e particulares em caso de abandono (dengue)

BRASÍLIA - Diante do "iminente perigo à saúde pública", como informou o Diário Oficial da União, a presidente Dilma Rousseff editou medida provisória nesta segunda-feira (1º), determinando ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor do Zika Vírus.

Entre as ações está a entrada forçada de agentes de saúde em imóveis públicos e particulares em caso de abandono ou na ausência de pessoa que possa autorizar a entrada para a eliminação de eventuais focos de reprodução do Aedes. "Sempre que se mostrar necessário, o agente público competente poderá requerer o auxílio à autoridade policial", diz a publicação.

O país está em alerta por causa da propagação de casos suspeitos de microcefalia em bebês recém-nascidos relacionados com Zika Vírus. O mosquito Aedes aegypti transmite, ainda, dengue e chikungunya.

Para ler a publicação no Diário Oficial, clique aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.