SÃO LUÍS - O Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, celebrado nesta quarta-feira (8), terá uma programação especial para comemorar a data, com apresentações e lançamento de um livro sobre a tradição do carnaval da capital maranhense. O evento será realizado a partir das 19h, na sede da Fumph (Rua Portugal, 285, Praia Grande).
Com autoria do mestre Paulo Salaia, fundador do Bloco Os Feras e falecido em 2023, o livro "Paixão ao Toque da Retinta - 50 anos de tradição no carnaval do Maranhão" narra a história dos Blocos Tradicionais, baseado em um vasto acervo compilado pelo mestre Paulo Salaia ao longo de cinco décadas, complementado por depoimentos de outros guardiões desta tradição.
A noite contará ainda com a participação da Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão e da Associação Maranhense dos Blocos Carnavalescos, que serão representadas por 33 agremiações de Blocos Tradicionais.
Instituída por meio da Lei 4.698/2006, o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais já faz parte do calendário cultural da cidade. A data escolhida para homenagear a manifestação coincide com o aniversário do saudoso mestre Walmir Moraes Corrêa, fundador do Bloco Tradicional Os Foliões e figura de destaque no Carnaval maranhense.
Blocos
Os Blocos Tradicionais são uma parte intrínseca da identidade cultural de São Luís, trazendo alegria e vitalidade aos carnavais da Ilha desde a década de 1920. Sua cadência rítmica única é resultado da fusão de uma ampla gama de instrumentos, como tambores contratempo, retintas, cabaças, reco-recos, agogôs, ganzás, maracás, rocas, apitos e afoxés. Mais recentemente, instrumentos de corda como banjo, violão e cavaquinho também foram incorporados, enriquecendo ainda mais os diversos estilos musicais presentes nos desfiles dos Blocos Tradicionais.
Cada Bloco Tradicional possui um figurino distinto, caracterizado por sua exuberância e opulência em cangas, mantos, golas, chapéus, camisões, perneiras ou botas. Antigamente, as vestimentas incluíam calças e blusas de meia ou fofões de cetim, refletindo a evolução estilística ao longo dos anos.
Saiba Mais
- Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, completa 50 anos
- Zezé Motta recebe título de Doutora Honoris Causa da Fiocruz
- Comitê de Cultura do Maranhão realiza apresentação pública em São Luís
- MinC detalha regras para prestação de contas da Lei Paulo Gustavo
- Inscrições para o 8º Fórum Nacional de Museus estão abertas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.