Carnaval

Divulgado edital para jurados de concurso da Passarela do Samba

As inscrições começam hoje e seguem até o dia 19 de janeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h51
(Desfile de escola de samba na passarela)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abre inscrições para candidatos a jurados do concurso da Passarela do Samba 2016. As inscrições começam hoje e seguem até o dia 19 deste mês. A lista de documentos necessários para inscrição e o edital completo podem ser consultados no portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br).

Os jurados selecionados irão avaliar o tradicional concurso e desfile dos blocos organizados, tradicionais e escolas de samba deste ano, que acontecerá no período de 5 a 9 de fevereiro, no Anel Viário. O resultado final deverá ser divulgado até o dia 25 de janeiro de 2016.

Cada jurado receberá o valor de R$ 1.000 (hum mil reais), por noite de desfile. Além do valor financeiro recebido, os candidatos receberão certificado pelo exercício da função desempenhada nos dias de festividade.

Inscrição

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível em anexo ao edital e também apresentar documentos pessoais, currículo profissional e artístico, além de produção textual com 30 (trinta) linhas comentando os critérios técnicos escolhidos na categoria de julgamento.

Toda documentação será recebida na sede da Secult (Rua do Mocambo, 253, Centro), de segunda à quinta-feira, de 14h às 18h, e na sexta-feira, de 9h às 13h.

Candidatos que já foram jurados em anos anteriores podem levar somente a cópia do Certificado de Habilitação de Jurado e a ficha de inscrição preenchida.

Categorias

Cada jurado deverá comprovar competência técnica, de acordo com exigências do edital, apresentando diploma de conclusão de graduação ou certificado de conclusão de curso técnico e atestado de capacidade técnica na área pretendida.

Os jurados poderão se inscrever somente em uma única categoria de julgamento e todos terão o prazo de 5 (cinco) dias para assinar o Termo de Compromisso, validando o credenciamento no edital.

No quesito evolução e dança, poderão concorrer ao edital os profissionais da área de dança e teatro, como bailarinos, coreógrafos, teatrólogos e artistas plásticos, que julgarão os itens de comissão de frente, evolução e conjunto, mestre sala e porta bandeira.

No quesito música e texto, poderão participar maestros, músicos, professores de música e canto, mestres renomados em ritmos de conjuntos ou grupos folclóricos, compositores, cantores, poetas, profissionais graduados em Letras ou Música, pesquisadores afins, historiadores, escritores, cientistas sociais e carnavalescos) que irão julgar os itens de ritmo, bateria, letra e samba, melodia e enredo.

No quesito visual, artistas plásticos, produtores culturais, teatrólogos, estilistas e arquitetos poderão concorrer ao edital para julgar alegorias, adereços e fantasias das escolas de samba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.